Aneel determina reajustes em Reunião Pública realizada no dia 27/2/2015

27/02/15

Reajuste no valor do Sistema de Bandeiras Tarifárias

Conforme determinação da ANEEL, a partir de janeiro de 2015, entrou em vigor o sistema de Bandeiras Tarifárias sinalizando ao consumidor a situação de geração térmica.

Devido às condições de geração de energia desfavoráveis neste ano, em Reunião Pública realizada no dia 27/2/2015, foram estabelecidos novos valores para as cores amarelas e vermelhas das bandeiras, respectivamente, de R$ 25,00 e R$ 55,00 para cada Mega-Watt hora (MWh) consumido.

Mensalmente a ANEEL sinaliza qual cor de bandeira que deverá ser aplicada, no caso a bandeira VERDE não acarretará acréscimo na conta, já a AMARELA e a VERMELHA sim. A Elektro já disponibiliza todo mês, aqui no site da concessionária a cor da bandeira que será aplicada nos próximos 30 dias.

 

Reajuste Tarifário Extraordinário

Devido aos aumentos no início de 2015 do encargo setorial CDE, do custo de geração da usina de Itaipu e do custo dos últimos leilões de compra de energia, a Aneel determinou, em Reunião Pública realizada no dia 27/2/2015, o reajuste médio de 24,2% nas tarifas da Elektro a partir de 2 de março de 2015.

Destacamos que este aumento não se refere a custos da Elektro, sendo repassados integralmente a geradores e Eletrobras, no caso de encargos setoriais.