Conta de luz cai mais 3% com adoção da bandeira tarifária verde

01/04/16

A partir de hoje, dia 1º de abril, entra em vigor a bandeira tarifária verde, estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Agora, os consumidores não pagam valor extra pelos quilowatts consumidos. Com esta mudança, os clientes da Elektro perceberão uma redução de até 3% no valor da conta de energia de maio. A adoção da bandeira verde é motivada pelo aumento das chuvas e consequente desligamento de termelétricas utilizadas durante a crise hidrológica. De janeiro para cá, quando era aplicada a bandeira tarifária vermelha no antigo patamar,  a redução média superou os 8%.  

Esta é a primeira vez que o sistema de bandeiras tarifárias, implantado em janeiro do ano passado, deixará de cobrar um valor adicional na fatura mensal dos consumidores. A redução do valor das bandeiras tarifárias, anunciada em janeiro, e a substituição da bandeira vermelha pela amarela, em março, e agora pela verde foram possíveis por dois principais motivos: as chuvas deste ano que estão recompondo os reservatórios das hidrelétricas e a redução da demanda. “A mudança para a bandeira verde não autoriza o consumo exagerado. Devemos continuar com o consumo consciente, adotando as medidas de economia e uso eficiente de energia para um futuro sustentável”, afirma Heron Fontana, Gerente de Assuntos Regulatórios da Elektro.   

Uma ferramenta que pode auxiliar os clientes da distribuidora a economizar, ainda mais, na conta de luz é o hotsite energiaqueimporta.elektro.com.br. Lá é possível encontrar dicas de atitudes sustentáveis que podem ser aplicadas na rotina de casa.