Elektro anuncia investimentos para o verão

12/12/18

Durante o verão, com o maior fluxo de turistas no litoral paulista, a estimativa é que o consumo de energia elétrica aumente 116 %, de 217 MW para 470 MW. A previsão para a virada do ano pode chegar a 587 MW, ou seja, o consumo às 19h, horário de pico no dia 31 de dezembro deve chegar a 170%. E para atender esse aumento e manter a qualidade e segurança do serviço de fornecimento de energia elétrica, a Elektro investiu R$ 37,5 milhões e preparou uma estrutura especial destinada ao sistema elétrico de 11 cidades do litoral paulista (Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande - parte do município, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba), que integram a área de concessão da distribuidora.
A frota do litoral recebeu o reforço de veículos de uso militar. A distribuidora de energia investiu na compra de três modelos Volkswagen Worker desenvolvido para atuar em terrenos alagados, arenosos e irregulares. O veículo é uma alternativa ao modelo que atualmente é utilizado pela concessionária e se destaca em inúmeros fatores como: maior potência, altura do solo e capacidade de carga. São características como essas que o tornam a melhor opção para realizar atendimentos em locais de difícil acesso, diminuindo as chances de que o veículo fique atolado. “ Com o novo caminhão podemos atender com facilidade clientes que residem em áreas mais distantes nas regiões de Peruíbe, Guarujá e Ubatuba”, afirma Wilhelm Guilherme, Gerente de Distribuição da Elektro.
Os caminhões estão nas localidades que apresentam o maior grau de dificuldade de acesso, principalmente, no período chuvoso. O veículo chama a atenção pela altura. Do solo a cabine são 92 centímetros, quase o dobro  de um caminhão convencional.
Os veículos também serão utilizados em atividades de Linha Viva, onde não é necessária interrupção do fornecimento de energia elétrica para atuação da equipe.
Além do investimento com a frota, a Elektro priorizou as ações preventivas, como a manutenção das redes, entre elas, a substituição e instalação de para raios, a instalação de espaçadores na rede primária e secundária, a limpeza de 55 km de rede elétrica,  podas de árvores e a substituição preventiva de 38 transformadores.
Os municípios de Itanhaém e Ubatuba serão pontos estratégicos. Em cada uma das localidades estará posicionada uma subestação móvel, capaz de restabelecer o fornecimento de energia de um município, em situações emergenciais. Além disso, a Elektro instalou ao longo do litoral 78 equipamentos de automação da rede de distribuição, o Self Healing, que restaura, automaticamente, o fornecimento de energia elétrica no menor tempo possível. Também atualizou o sistema de controle e supervisão de chaves de comando remoto utilizando fibra ótica de elevada confiabilidade.
 
Atendimento 24h
Na virada do ano, o Centro de Operações, em Campinas, contará com uma equipe de 32 técnicos e engenheiros, oito a mais do que nos demais meses do ano, enquanto a Central de Relacionamento com Clientes terá 110 postos de atendimento, 30% a mais em relação a média do ano. Ambos atuando 24 horas por dia para garantir um fornecimento de energia com qualidade e segurança e um melhor atendimento aos clientes. Os clientes devem entrar em contato com a concessionária pelo 0800 701 01 02.