Iluminação pública

Cidades mais iluminadas oferecem mais atratividade para as atividades comerciais e de turismo, além de proporcionar melhor qualidade de vida por meio da segurança e da iluminação mais adequada de ruas, avenidas, praças, jardins e monumentos.

Os serviços e vantagens oferecidos pela Elektro neste importante segmento são:

Faturamento Decendial

Como a despesa com iluminação publica representa, em média, 60% dos gastos mensais com energia, a Elektro oferece a possibilidade de emitir três faturas, dentro do próprio mês, para que o empenho desta despesa e seu respectivo pagamento até a data do vencimento transcorra dentro do fluxo de receitas de transferências governamentais que ocorrem semanalmente.

Data Certa

A prefeitura pode escolher a data de vencimento de todas as faturas das unidades consumidoras sob sua responsabilidade para que estas coincidam com as terças-feiras de cada semana e não fiquem estabelecidas como uma data fixa. Esta modalidade de vencimento móvel possibilita o agendamento do pagamento das despesas sem a necessidade de controles paralelos entre a data de vencimento das faturas e as datas das receitas típicas.

Manutenção do Sistema de Iluminação Pública

Tão logo o cliente, técnicos da prefeitura ou a população em geral identifiquem problemas no sistema de iluminação pública, tais como lâmpadas apagadas, quebradas ou acesas durante o dia, uma ordem de serviço é expedida para as equipes de campo para que os problemas apontados sejam sanados no menor prazo possível. A empresa conta ainda com uma importante contribuição dos serviços da guarda municipal ou rondas policiais que, ao constatarem problemas na iluminação pública, também comunicam a Central de Relacionamento com Clientes pelo telefone 0800 701 01 02.

 

* Exceção das cidades abaixo, onde os ativos de iluminação pública já foram transferidos para as prefeituras (atendendo a Resolução Normativa nº 414 da Aneel) que são as atuais responsáveis pela manutenção de toda iluminação pública da cidade. Veja os telefones gratuitos disponíveis para a população destes municípios:
- Mogi-Guaçu: (19) 3851-7017 ou (19) 3851-7018 (de segunda a sexta-feira das 08h às 17h) e (19) 3851-7000 (aos sábados e domingos das 08h às 17h)
- Caieiras: 0800 727 71 73 (atendimento 24 horas)
- Votuporanga: 0800 761 12 12 (todos os dias até às 22h)
- São João da Boa vista: 0800 773 01 56 ou (19) 3634-8022 ou (19) 3634-8027 (todos os dias das 08h às 18h)
- Fernandópolis: 0800 772 45 50 (atendimento 24 horas)
- Franco da Rocha: 0800 774 7000 (atendimento 24 horas)

 

Convênio para a Arrecadação da CIP

A Elektro disponibiliza minuta de convênio e presta assessoria técnica para os gestores municipais que planejam adotar a Lei que possibilita a cobrança da CIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública). Esta Lei visa a dotar o orçamento público de recurso específico para esta despesa mensal, bem como investir em iluminação de novas ruas ou nos postes que ainda não possuem luminárias.

A contribuição de iluminação pública é uma contribuição mensal, paga pelo consumidor de energia, que garante o custeio de todo o serviço de iluminação pública do município.

A Elektro presta a assessoria necessária para os gestores municipais que planejam adotar a lei que possibilita a cobrança da CIP. Essa lei visa dotar o orçamento público de recurso específico para essa despesa mensal.

Por determinação da Resolução Normativa nº 414 da Aneel, a iluminação pública deverá passar a ser de responsabilidade das prefeituras até dezembro de 2014, assim como a manutenção e a expansão dos ativos. Faculta-se à prefeitura antecipar essa relação. Para isso, basta enviar um e-mail para poder.publico@elektro.com.br e nossa equipe retornará com os esclarecimentos e procedimentos necessários.

Contrato de Fornecimento de Energia

A Elektro, atendendo às disposições do artigo 68 da Resolução Normativa nº 414 da Aneel, de 09/09/2010, disponibiliza as prefeituras municipais o Contrato de Fornecimento de Energia Elétrica.

Outros serviços

Para dúvidas, solicitações não encontradas nos guias e sugestões, envie um e-mail para a Equipe do Poder Público pelo e-mail poder.publico@elektro.com.br.