Dicas para evitar reprovas

Aqui você encontra as principais informações para auxiliá-lo na hora da montagem do padrão de entrada, além de uma lista com tudo o que deve ser conferido antes de solicitar a ligação nova ou a reforma do padrão para a Elektro.

Principais dúvidas:

Com essas informações a Elektro analisa a rede elétrica da região, verificando a necessidade ou não de obras de melhoria/adequação, garantindo qualidade e segurança no fornecimento da energia. É solicitada a declaração de toda a carga a ser instalada (kW), somando todas as lâmpadas, tomadas, chuveiros, torneiras elétricas, máquina de secar, ferro elétrico, ares condicionados, motores etc.

Utilize somente materiais homologados, pois os mesmos foram avaliados e certificados pela equipe de Qualidade de Fornecedores da Elektro, evitando assim reprovas no ato da ligação. Os materiais homologados encontram-se aqui. Recomendamos que os serviços a serem executados sejam feitos por profissionais capacitados e com registro no CREA, evitando assim reprovas de construção.

Em hipótese alguma é permitida a reutilização de materiais para a construção, alteração e ou reforma do padrão de entrada. Além do desgaste, que resulta em baixa qualidade dos materiais reaproveitados, diminui muito a segurança da instalação.

O padrão de entrada deve ficar no máximo a 1 metro de distância do portão/calçada (limite do terreno com a via pública).

O padrão de entrada deve ser dimensionado seguindo a Norma ND.10, ou seja, não há diferença em relação a área urbana para sua construção.

Instalação coletiva indica que o padrão de entrada terá mais de uma medição instalada no mesmo poste, como casas na frente e fundos do terreno. Acima de duas medições deve-se utilizar a Norma ND.26. Acima de quatro medições, como condomínios e prédios, é necessário a apresentação de projeto particular de medição agrupada ou coletiva, seguindo a Norma ND.26.

ART significa Anotação de Responsabilidade Técnica. Trata-se de um documento que garante a qualidade e a segurança das instalações e construções, emitido, normalmente, por um engenheiro eletricista ou civil, de acordo com o caso. É necessária a apresentação de ART para instalações industriais, comerciais (ligações trifásicas) e residenciais cuja demanda exija proteção acima de 100A.

Se houver necessidade de apresentação de A.R.T., esta deve ser obrigatoriamente anexada no item Documentos digitais no interior deste formulário ou entregue em nosso atendimento presencial no momento do pedido de ligação.

No momento da vistoria do padrão de entrada pela Elektro, um dos itens passíveis de reprova é a ausência da fiação de saída para o imóvel. Essa fiação deve possuir a mesma seção da fiação de entrada, com atenção para a distância até o quadro de proteção interno.

A Norma ND.10 prevê esse tipo de instalação agrupada, devendo ser utilizada quando da ligação de dois consumidores no mesmo terreno, porém, a fiação de entrada deve ser independente.

A Elektro instala apenas o ramal de ligação e o medidor. Os demais materiais como poste padrão, caixa de medição e fiação devem ser fornecidos e instalados pelo cliente.

Lista de conferência (responsabilidade do cliente):

  • o dimensionamento do padrão de entrada está de acordo com as tabelas 1 e 2 da Norma ND.10?
  • o poste padrão, a caixa de medição e os demais materiais são os homologados pela Elektro?
  • foram instaladas as fiações de entrada e de saída para o imóvel (mesma seção)?
  • se utilizados cabos flexíveis, foram estanhadas as pontas dos cabos?
  • disjuntores ou fusíveis foram fixados e estão com capacidade correta para o padrão montado?
  • o ponto de inspeção do aterramento está visível, o fio terra foi tubulado em eletroduto liso e a massa de calafetar foi devidamente aplicada?
  • o eletroduto ou conduíte instalado está com as amarrações corretas e dimensionadas de acordo com a categoria do padrão?
  • a tábua de fixação do medidor está em bom estado de conservação e fixa, utilizando porcas e arruelas lisas e adequadas?
  • a caixa de medição está com o vidro no visor ou com grade de proteção instalada, no caso de medição com visor voltado para a rua?
  • o número do imóvel está definido e em local fixo e visível?
  • o poste padrão ou a caixa de medição a ser ligada está devidamente identificado e em local visível?
  • ART recolhida e sua numeração foi informada à Elektro em caso de instalação industrial, comercial trifásica ou residencial cuja demanda exija proteção acima de 100A?