Sistema elétrico de Atibaia recebe tecnologia inovadora

11/01/19

A Elektro é pioneira em utilizar a automação do restabelecimento de energia elétrica. A nova tecnologia de Automação Inteligente de Redes (AIR) foi instalada na cidade de Atibaia. O sistema  vai beneficiar, em um primeiro momento, cerca de 60 mil famílias abrangendo toda área urbana da cidade além dos bairros Boa Vista, Tanque, Chácaras Fernão Dias, Usina, Maracanã das áreas rurais. Foram  implantados 77 equipamentos de rede com telecomunicação via rádio no município. 

A solução de Self-Healing faz parte do projeto Energia do Futuro, que visa a implantação conjunta de uma Plataforma Tecnológica de DSO (Distribution System Operator), abrangendo a modernização da rede, com inteligência e robustez, redes de comunicações, medição inteligente e digitalização dos clientes.
Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe a energia, o sistema AIR já identifica o ponto onde houve a interrupção e, sempre que possível, religa automaticamente, isolando o problema. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica - agora, pode levar apenas 80 segundos para ser automaticamente religado.

O sistema AIR também possibilita isolar, cada vez mais, a área afetada por uma interrupção. Assim, as equipes de atendimento também conseguem localizar mais rapidamente as causas dos defeitos. Se antes, por exemplo, um poste caído podia interromper o fornecimento de energia para quatro mil clientes, agora, com a segmentação da nova tecnologia, possibilita reduzir número de clientes afetados para mil. O que deve diminuir também o número de clientes afetados com quedas.