Saiba como economizar na conta de energia sem abrir mão do conforto no verão

31/01/19

Com as altas temperaturas registradas ao longo do mês de janeiro, o uso ar condicionado se tornou essencial para milhares de pessoas. Mas o consumo em excesso desse aparelho leva ao aumento do valor da conta de energia. De acordo com o engenheiro de eficiência energética da Elektro, Lucas Rafacho, simples orientações colaboram com o consumo consciente. Uma delas é evitar o uso de o ar condicionado na temperatura mais baixa. “A tentação, no calor, é de colocar o ar condicionado em 16º C, mas isso acaba acarretando um gasto maior de energia elétrica. O ideal é colocar em 23, 24 graus, o que faz com que o ar condicionado acione menos o compressor”, explica Lucas Rafacho.

Eletrodomésticos antigos costumam ser menos eficientes. Se possível, substitua-os por aparelhos novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar na economia de energia e consequente na redução do valor da conta. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia. 

Confira outras dicas importantes para a economia:

  • Chuveiro elétrico: um dos grandes responsáveis pelo consumo em uma residência, tome banhos rápidos e mantenha o chuveiro na posição “verão” (o consumo será cerca de 30% menor); Lembre-se de desliga-lo para se ensaboar e lavar os cabelos. É essencial a limpeza periódica dos orifícios de saída de água do chuveiro. Além disso, nunca reaproveite a resistência queimada - isso provocará o aumento do consumo e colocará em risco a sua segurança.
  • Geladeira - Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo. Além disso, instale-a em local bem ventilado (deixe 15 cm de distância de paredes ou móveis) e mantenha o equipamento longe de raios solares e fontes de calor, como fogões.
  • Lâmpadas de casa: As lâmpadas em uma residência consomem entre 15 e 25% do total de energia elétrica. Dica: Aproveite sempre a luz natural para iluminar o ambiente. Dê preferência a lâmpadas LED especialmente na cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia.
    Fique de olho no carregador de celular. Não deixe o carregador na tomada depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.
  • Evite deixar os aparelhos ligados na tomada em "stand-by". Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.
  • Utilize a função “timer” das TVs. O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário.