Neoenergia lidera ranking de empresas mais transparentes do Brasil

06/02/18

Maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes, a Neoenergia obteve pontuação máxima e lidera o ranking “Transparência em Relatórios Corporativos: as 100 Maiores Empresas e os 10 Maiores Bancos Brasileiros”, da Transparência Internacional, divulgado hoje (30/1). Apenas a Neoenergia – que é controlada pelo grupo espanhol Iberdrola – e a Votorantim Cimentos receberam a nota máxima (10), cumprindo 100% dos requisitos. A nota média das empresas analisadas foi de 5,7, em uma escala de zero a 10. Foram analisadas 100 empresas.

O resultado mede o cumprimento de dois critérios: programa anticorrupção (PAC) e transparência organizacional (TO). O relatório revela que, das 100 empresas analisadas, 48 não divulgam publicamente compromisso pessoal da alta liderança da companhia com o combate à corrupção. O estudo defende que negócios transparentes podem ser fiscalizados com mais facilidade, monitorados com mais eficiência e cobrados com mais precisão. “Ser transparente faz parte da responsabilidade social das empresas.”
A exposição pública de políticas anticorrupção e de transparência, a prestação de contas e a estrutura de grupos empresariais são algumas das medidas iniciais para que o setor privado esteja em linha com as melhores práticas internacionais, explica o relatório. “Quando uma empresa divulga em detalhes seu programa anticorrupção, assume um compromisso público: qualquer stakeholder (funcionário, cliente, investidor, regulador) terá elementos para verificar se a promessa está sendo levada adiante e exercer pressão para que isso de fato ocorra“, diz o estudo.

A Transparência Internacional é um movimento global com mais de 100 seções em todo o mundo e um secretariado internacional em Berlim. Fundada em 1993, a entidade luta contra a corrupção e trabalha em conjunto com governos, empresas e cidadãos para acabar com o abuso de poder, o suborno e as negociações secretas. É reconhecida internacionalmente por sua capacidade de pesquisa e investigação e publica regularmente estudos sobre o tema.

Para saber mais sobre o estudo, clique aqui.