Horário de Verão reduz em 0,55% o consumo de energia na área de concessão da Elektro

20/02/17

A 46ª edição do Horário de Verão, que termina às 0h de domingo, 19 de fevereiro, gerou uma economia de 28 GWh de energia nas 228 cidades atendidas pela Elektro nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa economia equivale ao consumo de energia elétrica do município de Limeira, por 8 dias. No horário de pico, a redução foi de 4% na demanda de energia.

Tal diminuição é importante, pois, contribui para a melhoria na qualidade e maior segurança no fornecimento de energia elétrica, e isso é especialmente importante para as cidades litorâneas durante a alta temporada, quando há um aumento significativo no consumo de energia elétrica.

Outro benefício verificado com o horário de verão é a queda na demanda máxima do sistema elétrico no horário de pico, que compreende as primeiras horas do anoitecer (das 18h às 21h). Isso alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, principalmente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, onde o consumo é mais elevado. Na área de concessão da Elektro, a redução da demanda foi, ao todo, de 108 MW, representando uma queda de 4,0%.

O horário de verão visa redução do pico de demanda do sistema elétrico brasileiro. E a conjunção de alguns fatores, como a mudança de comportamento dos consumidores, o término do expediente de trabalho ainda com luz natural, associado ao início da utilização da iluminação pública um pouco mais tarde, acarreta uma queda do consumo de energia, principalmente, no horário de pico.

A redução de 0,55% no consumo de energia elétrica permite atender:

•    O município de Mogi Mirim (cerca de 91 mil hab.) por 27 dias.
•    O município de Mogi Guaçu (cerca de 147 mil hab.) por 16 dias.
•    O município de Rio Claro (cerca de 200 mil hab.) por 12 dias.
•    O município de Araras (cerca de 129 mil hab.) por 24 dias.