Elektro Redes - divulgação de resultados de 2016

21/02/17

A Elektro Redes S.A., distribuidora de energia do Grupo Iberdrola, divulgou nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), os resultados financeiros e operacionais do ano de 2016.

Em 2016, a Elektro Redes realizou investimentos voltados à expansão e modernização, que melhoraram os indicadores operacionais de DEC e FEC, registrando os melhores índices da história da Companhia (8,24 e 4,59, respectivamente). Esses resultados, mesmo em um ano de cenário econômico adverso, mostram o comprometimento de uma empresa focada em gestão operacional e financeira eficiente.

A Elektro Redes manteve amplo acesso ao mercado financeiro, garantindo índices adequados de liquidez apesar do cenário de restrição de crédito no Brasil. Com uma gestão prudente de caixa, reduziu em 13,9% o seu endividamento, diminuindo o volume de dívidas mais onerosas e mantendo o melhor rating que uma empresa regulada poderia ter na escala de crédito nacional (‘brAA-’, que foi revisado em decorrência dos rebaixamentos do crédito soberano do Brasil), pela S&P.

Em 2016, a Elektro Redes atingiu um EBITDA de R$ 770,6 milhões, com redução de 7,3% em relação ao mesmo período de 2015, impactado principalmente pela (i) redução de 2,2% do mercado total decorrente, prioritariamente, da desaceleração da economia; (ii) compartilhamento com o consumidor de eficiências de custos gerenciáveis; e (iii) amenizado pela redução de 11,5% dos gastos e despesas operacionais.  Esses efeitos, associados à diminuição das despesas financeiras, resultaram em Lucro Líquido de R$ 351,7 milhões em 2016.

A Companhia também obteve vários reconhecimentos externos:

  • Pelo segundo ano consecutivo como a Melhor Empresa para Trabalhar da América Latina.
  • Pela quarta vez consecutiva A Melhor Empresa para Trabalhar no País (GPTW).
  • Melhor Empresa Para Trabalhar no Setor de Energia (Guia Você S/A) e também reconhecida com o prêmio de Destaque em Liderança.
  • Pelo segundo ano consecutivo com o Selo “Empresa Pró Ética”.
  • Pela segunda vez com o Prêmio Iberoamericano da Qualidade 2016.
  • Pela terceira vez o Prêmio Nacional da Qualidade.
  • Prêmio Abradee 2016 como a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica nas categorias: Gestão Operacional (11ª vez) e Região Sudeste (10ª vez).
  • Distribuidora de energia do Sudeste mais bem avaliada pelo cliente.
  • Pelo sexto ano consecutivo como uma das empresas mais sustentáveis do País pelo Guia Exame de Sustentabilidade.
  • Pelo segundo ano consecutivo campeã no ranking Mais Valor Produzido – Utilidades e Concessões (DOM Strategy Partners).
  • Prêmio “Cidade das Árvores” pela Prefeitura de Araras.

Mais informações estão disponíveis no Fact Sheet referente aos resultados de 2016. A íntegra do relatório encontra-se disponível no website da CVM e também no da Elektro Redes (ri.elektro.com.br).