Elektro reforça orientações de segurança com a rede elétrica durante o Carnaval

28/02/19

Uma das principais festas de Carnaval do Estado de São Paulo, o de Votuporanga (SP), atrai todos os anos milhares de pessoas nos quatro dias de folia no Centro de Eventos Hélder Galera. Para garantir a e segurança dos foliões, a Elektro alerta para algumas medidas de segurança com a rede de energia elétrica. Segundo os registros da concessionária, existem três causas principais de acidentes nesta época do ano.

A primeira é o contato entre a fiação e pessoas que estão em cima de trios elétricos. Depois vem as ligações provisórias do comércio informal, quando são feitas de maneira irregular. A direção perigosa, por conta do excesso de bebidas alcoólicas, finaliza o ranking com os choques entre veículos e postes de energia.

Dicas de Segurança

Ficar atento à altura do trio elétrico ou do carro-som, pois é necessária a distância mínima de dois metros abaixo das redes elétricas; em caso de colisão entre carros e postes, não se deve tocar ou se aproximar dos cabos caídos no solo e das partes metálicas dos veículos para evitar risco de choque elétrico; serpentinas de papel ou metálicas, assim como jatos de espumas ou de água não devem ser lançadas em direção às redes de energia para evitar risco de choque elétrico.

“Esse tipo de produto contém partículas metalizadas, que podem causar curtos-circuitos nas redes de alta e baixa tensão e provocar acidentes irreparáveis”, ressalta o Gerente da área de segurança da Elektro, Guilherme Mafra.

Quanto aos riscos envolvendo as ligações provisórias do comércio informal, a concessionária orienta que o pedido de fornecimento de energia seja feito com antecedência nas agências de atendimento para que o serviço ocorra dentro do prazo e das condições de segurança.