Instituto Neoenergia moderniza iluminação da Fortaleza da Barra Grande

08/03/2019 19:02 hs

Imagem :

O Instituto Neoenergia, em parceria com a Formarte e a Prefeitura do Guarujá, por meio da Secretaria da Cultura, concluiu as obras de revitalização da iluminação da Fortaleza da Barra Grande, localizada no bairro Santa Cruz dos Navegantes. Agora, o Forte possui um sistema moderno de instalações elétricas e luminotécnicas. Conhecido pela vista belíssima à Baía de Santos, o monumento, erguido em 1584, durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, é a única fortificação espanhola no Brasil e integra a lista de concorrentes ao título de Patrimônio Histórico pela UNESCO. A fortificação também abriga o Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande.

“Participar dessa revitalização representa o nosso compromisso com os valores históricos, artísticos e culturais brasileiros, em consonância com a atuação desenvolvida mundialmente pelas outras fundações da Iberdrola, no âmbito da Arte e da Cultura”, comenta Renata Chagas, Diretora do Instituto.
O secretário de Cultura de Guarujá, Marcelo Nicolau, refroça que a ação realizada pelo Instituto Neoenergia é essencial para o Museu Fortaleza da Barra Grande na disputa pelo título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

“A revitalização da iluminação do Museu da Fortaleza da Barra é importante principalmente para a visibilidade do nosso patrimônio, mas também, um incentivo às atividades que serão realizadas com uma melhor estrutura e o fomento do orgulho que a população sente ao assistir um símbolo da história e cultura da Cidade reacender.”
O projeto luminotécnico, além de valorizar a importância histórica do monumento, substituiu todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo sistema, mais eficiente. A inauguração da nova iluminação está prevista para o primeiro semestre de 2019.

 


Sobre o Instituto Neoenergia

O Instituto tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que o Grupo Neoenergia, seu mantenedor, atua por meio dos seus negócios em geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia, onde detém áreas de concessão na Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe), Rio Grande do Norte (Cosern), além de cidades em São Paulo e Mato Grosso do Sul, por meio da Elektro. Todas as Fundações do Grupo Iberdrola se orientam pelo mesmo Plano Diretor, que define os objetivos dos projetos desenvolvidos em todos os países de atuação da Iberdrola. Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU.

Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS.