Elektro já entregou 85 refrigeradores científicos para armazenar vacinas contra a Covid-19

31/03/2021 18:04 hs


Até o início de maio, as 132 cidades contempladas com a doação, além do Governo do Estado, receberão os equipamentos

 

Mais de 80 municípios paulistas, atendidos pela Elektro, já receberam os refrigeradores científicos para armazenar a vacina contra a Covid-19. As entregas começaram no final de fevereiro e até o início de maio está prevista a conclusão da entrega dos equipamentos a todos os 132 municípios contemplados, além de mais sete câmaras que serão doadas para o Governo do Estado. Ao todo, a Elektro irá doar 139 refrigeradores.

A iniciativa levou em consideração as cidades com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

“O nosso objetivo é o de auxiliar a população dos municípios mais necessitados das nossas áreas de concessão a conter a pandemia. Os refrigeradores científicos doados são adequados para armazenar as vacinas que fazem parte das campanhas de imunização, por terem temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, sensores e bateria, para o armazenamento adequado das doses”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Elektro, Ana Christina Mascarenhas.

Critérios para escolha dos municípios e contrapartidas:

Foram contemplados pela doação da Elektro 132 municípios  que têm IDHM até 0,74. Os refrigeradores científicos são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros.

Para receber cada refrigerador novo, cada município contemplado deve entregar à Elektro, como contrapartida, dois refrigeradores ou freezers inadequados para vacinas.

Ao todo, a Neoenergia, empresa controladora da Elektro, está doando 674 refrigeradores científicos para 651 municípios no Rio Grande do Norte (Cosern), Pernambuco (Celpe), Bahia (Coelba) e São Paulo/Mato Grosso do Sul (Elektro). A doação totalizou R$ 7,2 milhões em recursos que fazem parte dos Programas de Eficiência Energética (PEE) das distribuidoras, regulados pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).