Fortaleza da Barra Grande recebe novo sistema de iluminação

22/04/19

O Instituto Neoenergia inaugura na quinta-feira (25), a nova iluminação da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, patrimônio histórico nacional, localizado em Guarujá. Conhecido pela belíssima vista à Baía de Santos, o monumento é a única fortificação espanhola no Brasil e integra a lista de concorrentes ao título de Patrimônio Histórico pela UNESCO. A fortificação abriga o Museu Histórico, local muito visitado por estudantes da região.

O projeto luminotécnico, além de valorizar a importância histórica do monumento, substituiu todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo sistema, mais eficiente. As instalações internas do prédio, erguido em 1584, foram totalmente revitalizadas, iluminando e fornecendo energia em espaços que antes não eram atendidos. A área externa também recebeu novos pontos de iluminação que destacam as muralhas da fortificação.

Além da preservação do patrimônio artístico-cultural, o  novo sistema elétrico prevê uma eficiência de 25% em relação ao antigo projeto de iluminação. Os equipamentos instalados têm a previsão de durar 20 vezes mais que a iluminação convencional, o que reduz, significativamente, o custo com manutenção no local.  O projeto de revitalização foi conduzido em parceria com a  Formarte e a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura.  

“Participar dessa revitalização representa o nosso compromisso com os valores históricos, artísticos e culturais brasileiros, em consonância com a atuação desenvolvida mundialmente pelas outras fundações da Iberdrola, no âmbito da Arte e da Cultura”, comenta Renata Chagas, Diretora do Instituto.
O secretário de Cultura de Guarujá, Marcelo Nicolau, afirma que a ação realizada pelo Instituto Neoenergia é essencial para a Fortaleza da Barra Grande na disputa pelo título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

“A revitalização da iluminação da Fortaleza da Barra é importante principalmente para a visibilidade do nosso patrimônio, mas também, um incentivo às atividades que serão realizadas com uma melhor estrutura e o fomento do orgulho que a população sente ao assistir um símbolo da história e cultura da cidade reacender.”

Sobre o Instituto Neoenergia
O Instituto tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que o Grupo Neoenergia, seu mantenedor, atua por meio dos seus negócios em geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia, onde detém áreas de concessão na Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe), Rio Grande do Norte (Cosern), além de cidades em São Paulo e Mato Grosso do Sul, por meio da Elektro. Todas as Fundações do Grupo Iberdrola se orientam pelo mesmo Plano Diretor, que define os objetivos dos projetos desenvolvidos em todos os países de atuação da Iberdrola. Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU.

Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS.