Elektro alerta para riscos de obras próximas à rede elétrica

07/05/21

Concessionária reforça orientações de segurança durante reformas domésticas

Com a longa permanência dentro de casa, nesses meses de isolamento social,  muitas pessoas estão aproveitado para fazer reformas em suas residências. Mas, uma simples obra pode representar um grande perigo à família. A Elektro alerta sobre os riscos que instalações elétricas mal feitas ou o contato indevido de objetos com a rede elétrica podem causar.

A maior parte dos acidentes domésticos envolvendo a rede elétrica ocorre por falta de informação, atenção ou pelo uso errado de materiais e ferramentas. Ao fazer obras em casa, é preciso estar atento às instalações elétricas internas e externas. Para fazer qualquer ajuste que envolva a fiação interna ou precise de algum equipamento elétrico, é preciso contratar um profissional especializado, garantindo que o serviço será executado de forma correta e que todos os cuidados serão tomados para evitar choques ou curtos-circuitos em casa.

Em obras ou reformas externas, é muito comum que materiais como vergalhões, escadas, andaimes, e canos metálicos sejam transportados de um ponto até outro. A aproximação de objetos metálicos com a fiação de energia pode fazer com que eles também fiquem energizados, causando descargas elétricas que podem resultar em acidentes muito graves, inclusive fatais. Além disso, construir embaixo da rede elétrica ou instalar andaimes próximos da fiação são ações muito perigosas para a segurança de quem está trabalhando na obra e dos moradores da casa.

Em caso de acidente,  se possível, isole o local, para evitar que outras pessoas sejam afetadas, e entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros, e com a Elektro, pelo 0800 701 01 02.