Elektro anuncia a construção de nova subestação em Engenheiro Coelho

26/05/2021 18:35 hs

O empreendimento irá beneficiar toda a população da cidade.

O local escolhido pela Elektro para a construção da subestação Engenheiro Coelho 01 é uma área de 5 mil metros quadrados, localizada na Estrada Municipal EC-110 , no bairro Conceição . A subestação ampliará a disponibilidade de energia para o município, elevando a confiabilidade e robustez da rede, além de possibilitar uma maior adequação ao crescimento da região. O empreendimento irá beneficiar os mais de 20 mil moradores de Engenheiro Coelho.

Com capacidade de 40 MVA, distribuídos em 10 alimentadores de 13,8 kV, a nova subestação contará com a nova tecnologia GIS, sigla em inglês de Gas Insulated Switchgear - Equipamento Isolado a Gás, que trará mais confiabilidade e praticidade na manutenção, aumentando a eficiência em caso de necessidade de atuação em eventos atípicos. Com a tecnologia, possíveis ocorrências podem ser solucionadas de forma mais ágil, reduzindo o tempo de espera do cliente para o completo restabelecimento da energia.

O sistema automatizado dispensa a presença de eletricistas e operadores na subestação para efetuar manobras, sendo realizadas diretamente pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) da Elektro, em Campinas, por comunicação via satélite. Este tipo de equipamento, além de exigir uma manutenção praticamente nula ao longo dos anos, também aumenta a confiabilidade, garantindo altos níveis de qualidade no fornecimento de energia elétrica.

A primeira fase da obra contempla a terraplanagem do terreno para o início da construção da subestação. Também serão implementadas tecnologias de construção civil que reduzem o tempo de construção e resíduos pós-obra, o que garantirá a sustentabilidade do empreendimento. A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2021.

Sobre a Elektro

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,6 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).