Polícia civil e Elektro combatem o furto de energia em Rio Claro

03/06/19

Nesta sexta-feira (31) equipes da Polícia Civil e funcionários da Elektro realizaram uma operação de combate ao furto de energia em Rio Claro. Foram identificadas 6 irregularidades em comércios e residências, localizados nos bairros: Centro, Alto de Santana, Jardim do Ipê, Vila São José, Bom Sucesso e Santa Maria. Ao todo, cinco pessoas foram presas em flagrante. A energia recuperada durante a operação é suficiente para abastecer, por exemplo, 560 residências por um mês. Além das inspeções em campo, as equipes trabalharam com o cruzamento de dados de consumo e inteligência analítica que permitiram identificar as fraudes. 

Orientação de segurança
Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Um técnico da Elektro recebe horas treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica. Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança.

A Elektro orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como chuveiros, ferros de passar roupas, condicionadores de ar, aquecedores e secadores, entre outros.