Novo Centro de Operação de Transmissão da Neoenergia será em Campinas

22/06/20

O novo Centro de Operação de Transmissão (COT) da Neoenergia, localizado em Campinas (SP), passa por uma completa reforma e modernização. Recentemente transferido do Rio de Janeiro para o interior paulista, espaço terá tecnologias de monitoramento com algoritmos de inteligência artificial, simuladores de treinamento para equipe em tempo real e um sistema integrado de operação e manutenção. O resultado permitirá uma rápida compreensão, além da visão precisa da situação operativa. O projeto também irá ampliar a capacidade de atuação e o desempenho da equipe e, consequentemente, trará mais confiabilidade ao sistema.

A expectativa é de que inauguração do COT aconteça em março de 2021, atingindo 14 estados, 49 subestações e impactando 5.332 quilômetros de linhas de transmissão. Neste momento está em curso a fase arquitetônica. Até o fim de 2020 começam as obras e, com isso, o COT terá um espaço cinco vezes maior do que as instalações atuais.

Inovação e tecnologias

Entre as novidades do novo COT está o uso de sistemas com alarmes inteligentes com uso de algoritmo de inteligência artificial que permitem suportar as tomadas de decisões em tempo real. Com isso, será possível identificar de forma mais eficiente qualquer tipo de interferência que ocorrer nas linhas de transmissão, assim como a localização, facilitando a atuação do operador e o acionamento da equipe de manutenção para as devidas intervenções. “O aumento da incerteza e complexidade da operação demandaram a necessidade de integrar grande volume de informações e  todo o sistema projetado vem com intuito de suportar estas decisões em tempo real, principalmente em condições degradadas, durante e após grande grandes distúrbios, estamos investindo e nos preparando para uma operação cada vez mais resiliente”, diz Bruno Isolani, gerente de operação da Neoenergia.

A atuação das equipes igualmente será otimizada pela adoção do conceito de interface homem máquina (IHM) de alta performance. Baseada em modelos utilizados na aviação, a inovação usará telas minimalistas que facilitam a identificação de um determinado problema. “O resultado é uma O operador poderá tomar decisões mais rápidas e assertivas, pois o modelo é desenvolvido de forma a chamar a atenção do que precisa ser resolvido”, explica Isolani.

As tecnologias no COT incluem ainda um cockpit de operação, onde será possível visualizar todas as ações em andamento, as executadas e as planejadas. Dessa forma, as intervenções preventivas e de manutenção nas linhas podem ser programadas. Os operadores contarão com simuladores para treinamento, o que proporcionará aumento das habilidades técnicas e psicológicas, ganho de experiência durante situações severas, gerando aumento de eficiência e aperfeiçoamento  na qualidade de prestação dos serviços para a sociedade.

As equipes contarão com a tecnologia remota telecomandada por voz. Trata-se de um dispositivo integrado ao capacete do colaborador de campo, que permitirá a comunicação instantânea por voz, enquanto compartilha a visão do mantenedor com os operadores do COT, que acompanharão as manobras operacionais a distância. A novidade, já em uso em subestações da Neoenergia, permite que os operadores acompanhem, em tempo real, as ações de operação e manutenção de campo, trazendo benefícios que contribuem com a segurança dos nossos colaboradores.