Elektro aposta em tecnologias de redes inteligentes e alcança melhores indicadores de qualidade

27/06/20

Investimentos em automação, inovação e redes inteligentes (smart grids, em inglês) levaram a Elektro (SP/MS) – a reduzir a frequência e a duração das interrupções no fornecimento de energia. A distribuidora está abaixo dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os indicadores de qualidade que avaliam a frequência média das interrupções (FEC, medida em vezes) e a duração média em que isso acontece (DEC, em horas). Uma das principais iniciativas, que levou a esse cenário, foi a implantação do sistema AIR, sigla para Automação Inteligente de Redes.

A tecnologia atua em caso de ocorrências provocada por fatores externos que acarretam a interrupção do fornecimento. O sistema identifica o ponto e, sempre que possível, realiza manobras isolando automaticamente o problema e transferindo as cargas para que o menor número de clientes fique sem o suprimento de energia. Em função das características das áreas de concessão das distribuidoras, a Aneel estabelece limites de qualidade diferentes, de acordo com a complexidade de cada mercado. Para avaliar o DEC e o FEC de cada concessionária, o órgão regulador leva em consideração peculiaridades como extensão territorial, características da rede elétrica e condições socioeconômicas.  

Na Elektro, por exemplo, até o primeiro trimestre deste ano, o AIR chegou a sete cidades: Guarujá, Aguaí, Rio Claro, Atibaia, Cabreúva, Mairiporã e Três Lagoas, totalizando mais de 220 equipamentos religadores. A frequência média de interrupções no fornecimento de energia na distribuidora foi de 4,25 vezes (últimos 12 meses) no mesmo período, enquanto o limite previsto pelo órgão regulador era de 6,39. O número também é menor do que o valor registrado no primeiro trimestre do ano passado, que foi de 4,51 vezes. A duração média de interrupções no serviço nos três primeiros meses de 2020 foi de 7,21 horas, abaixo das 8,3 horas previstas pela Aneel em 2020.

Como funciona o Sistema AIR

O AIR detecta o local exato do problema, sem a necessidade de intervenção humana, e isola a rede que foi atingida, retomando, imediatamente, o fornecimento para o maior número possível de clientes. Com o sistema, o número de consumidores afetados pode ser reduzido em até 70% e o restabelecimento de energia pode acontecer em até 60 segundos.

Na prática, na ocorrência de uma interrupção, o próprio sistema estabelecesse um “novo caminho” para que a energia alcance o cliente. Todos os equipamentos da rede elétrica estão conectados por uma infraestrutura de telecomunicações (fibra ótica, rede celular 4G ou satélite) a sistemas de controle, em que são programadas sequências lógicas considerando as possibilidades da rede, como número de clientes, carga e tensão. Se houver uma mudança na estrutura da rede, a tensão é alterada e o sistema envia o comando de como cada equipamento vai agir diante da situação.

A ampliação da instalação do Sistema AIR na rede de distribuição reforça o compromisso da Elektro com a qualidade do fornecimento de energia elétrica. O projeto faz parte das iniciativas da empresa para implantação do conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova tendência mundial na distribuição de energia elétrica.