Primeira rede 4G privada na América Latina começará a operar nesta semana em Atibaia

29/06/20

Companhia é a pioneira entre distribuidoras de energia a operar rede de banda larga própria para garantir mais confiabilidade e segurança ao projeto Energia do Futuro

 

 

A Elektro é a primeira empresa da América Latina a construir uma rede 4G LTE (no inglês, Long Term Evolution) privada para o segmento de distribuição de energia no Brasil. O sistema entrará em pleno funcionamento nesta semana, quando será iniciada a operação da última das seis torres na região de Atibaia, em São Paulo. A iniciativa pioneira integra o projeto Energia do Futuro, que vem implantando um novo modelo de rede elétrica inteligente, baseado em automação e inovação.

A empresa optou pelo 4G próprio para garantir uma maior confiabilidade à transmissão de dados para o Centro de Operações. “Como os equipamentos tomam decisões muito rápidas em campo e a informação deve chegar com agilidade, precisamos ter uma tecnologia de comunicação segura, com confiabilidade alta e latência baixa”, explica Heron Fontana, superintendente de Smart Grids da Elektro.

Ao contrário dos smartphones, o 4G não funciona como a principal rede para as atividades da Elektro, e sim como backhaul, infraestrutura para agrupar os dados e enviá-los para os escritórios da distribuidora, em Atibaia ou em Campinas. Na prática, as informações registradas pelos equipamentos, como os religadores e os medidores inteligentes, são transmitidas por outras duas redes – Wi-Sun e Prime PLC – para concentradores, que possuem o SIM Card da rede, como o chip usado em aparelhos celulares. Esses equipamentos, em seguida, se comunicam com o datacenter da companhia pela rede LTE.

O uso da rede 4G beneficiará inicialmente os 75 mil consumidores da Elektro nas cidades de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

Projeto Energia do Futuro
Iniciado em novembro de 2018, o projeto Energia do Futuro deve concluir, até o fim de 2020, a instalação de 75 mil medidores inteligentes na região de Atibaia. Esses equipamentos têm diversas vantagens, entre elas, a possibilidade do acompanhamento diário do consumo de energia, permitindo a mudança de atitudes para economizar energia. Além disso, os novos medidores facilitam a detecção de roubos e fraudes, reduzindo as perdas de energia em até 80%.

A iniciativa incluiu ainda a instalação de equipamentos religadores modernos, que funcionam com o Sistema AIR (Automação Inteligente de Redes) para fazer a recomposição automática após quedas de energia, muitas vezes causadas por problemas como quedas de árvores e acidentes de trânsito. A expectativa é de essa inovação resulte em redução de 40% na DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), um indicador estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para medir a qualidade do serviço, estabelecendo, em horas, a percepção do tempo em que um cliente fica sem energia em um período.