Fique ligado na dica: pipa e rede elétrica não combinam

05/07/18

Com a chegada da férias escolares muitas crianças e adolescentes aproveitam o tempo livre para colocar as brincadeiras em dia. Uma das preferidas é empinar pipa. A opção de lazer não tem idade, no entanto, a atividade gera preocupação.  A diversão deixa de ser saudável a partir do momento que coloca a vida de outras pessoas em risco.

Entre os meses de janeiro e junho de 2018, a Elektro registrou 24 desligamentos provocados por pipas em Francisco Morato, afetando mais de 10 mil clientes. Além de prejudicar o fornecimento de energia elétrica, a brincadeira também preocupa os motociclistas, pois a linha quase imperceptível no meio da rua pode provocar sérios acidentes. O cerol é uma substância proibida feita à base de cola, pó de vidro e outros compostos que são  condutores de eletricidade. Quem produz o cerol normalmente o faz para cortar linhas de outras pipas. Em contato com a pele, esse composto é capaz de provocar graves ferimentos e levar à morte.

A Elektro reforça que as pipas devem ser empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Não se deve usar fios metálicos ou cerol. Caso a pipa fique presa, o melhor a fazer é não tentar pegá-la, o simples ato de  puxar uma pipa presa aos fios pode provocar uma violenta descarga elétrica, capaz de levar à morte. As linhas com cerol são capazes de romper cabos de energia, o que favorece a ocorrência de curtos circuitos e morte por choques elétricos.