Saiba como aproveitar o inverno sem abusar do consumo de energia elétrica

21/07/17

Nesta época do ano, é preciso redobrar a atenção com o consumo de energia elétrica. A combinação do frio mais as férias de julho deve ser cautelosa. Redobre a atenção com o uso dos equipamentos elétricos. A boa notícia é que é possível aproveitar e ainda poupar o bolso e o planeta, apenas utilizando com consciência e de maneira eficiente os equipamentos.

Os chuveiros elétricos são os responsáveis por maior consumo em uma residência, de acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os modelos mais comuns têm duas posições de temperatura e o consumo por hora pode duplicar nos dias frios: 4,50 a 6,0 kWh - na posição inverno (quente) e 2,10 a 3,50 - na posição verão (morno) kWh. Por exemplo, 15 minutos por dia para uma família de quatro pessoas equivale ao consumo de energia de 330 lâmpadas Fluorescentes Compactas de 15W.

Confira algumas dicas que farão a diferença na sua conta:

Chuveiro: Evite tomar banho no chamado horário de pico de energia, entre 18h e 22h. Estabeleça um limite de tempo para o banho, além disso, evite fazer a barba e escovar os dentes com o chuveiro ligado. Prefira a temperatura verão que consome cerca de 30% menos que a posição inverno.

Aquecedores: Durante o inverno, o consumo pode chegar a um terço do gasto doméstico com eletricidade. Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos, utilize-o apenas quando estiver no ambiente e regule a temperatura para que o espaço não fique demasiadamente quente;

Stand by: Ao sair de casa ou do escritório, desligue o computador. Um computador ligado durante 1 hora/dia consome 5,0 kwh/mês. Aparelhos de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos;

Máquinas de lavar e secar: Na máquina de lavar, atente para a quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue. Utilize a secadora somente se realmente necessário. Opte por acumular as peças e planejar os dias de lavagem.