Neoenergia cria soluções inéditas para reduzir impactos ambientais em obras de transmissão

21/07/20

Estivas de madeira de eucalipto foram utilizadas para substituir aterramentos em áreas de várzea, iniciativa que foi reconhecida pelo Ibama no processo de licenciamento ambiental do lote 4 do leilão 005/2016, no Mato Grosso do Sul.

                                               

A preservação do meio ambiente é prioridade para a Neoenergia. Pensando nisso, a empresa criou uma solução inédita cuja importância foi reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para reduzir os impactos ambientais da construção de linhas de transmissão essenciais que irão reforçar o sistema elétrico do Mato Grosso do Sul, previstas no Lote 4 do Leilão 005/2016 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a companhia construiu três quilômetros de estivas de madeira de eucalipto (não tratado) para acessar as torres de transmissão, evitando o aterramento de áreas alagadas e, assim, contribuindo com a conservação da biodiversidade e da paisagem local. A previsão é que o uso dessa metodologia se estenda para outros projetos em locais que têm características de relevo semelhantes.

A solução foi adotada em dois trechos de linhas de transmissão do lote, que somam cerca de 200 quilômetros de extensão, passando por áreas de Mata Atlântica e Cerrado e terrenos alagados por influência do rio Paraná. Para a instalação das estivas, foram usadas toras de madeira de eucalipto não tratado, treliçadas perpendicularmente e fixadas por pinos de aço de vergalhões. A necessidade de terraplanagem foi reduzida e a retirada de vegetação não foi necessária. Durante a construção da linha de transmissão, as estivas serão usadas para o transporte de peças e equipamentos para içar as torres e, após o início da operação comercial do empreendimento, poderão também servir para as atividades de manutenção.

“Com isso, preservamos a estrutura hídrica e reduzimos os impactos ambientais, a ponto de o Ibama reconhecer que esse dispositivo é muito benéfico ao meio ambiente e efetivo do ponto de vista de obras e recomendar que essa metodologia seja usada em outros empreendimentos licenciados no Brasil”, afirma José Anchieta, superintendente de meio ambiente e fundiário da diretoria de transmissão da Neoenergia.

O boletim informativo da Diretoria de Licenciamento Ambiental do órgão apontou que, em vistoria, foram encontradas interações ecológicas e a presença de fauna e flora, indicando o equilíbrio no local, com plantas aquáticas em floração e animais como abelhas e borboletas. O documento confirma que as estivas provocam menor impacto sobre a paisagem, mostrando que a metodologia representou grande diferencial para o meio ambiente.

SOBRE A NEOENERGIA: companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4,5 GW em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 685,2 km de linhas em operação e 4.862 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.