Elektro participa da Semana Nacional de Segurança da Abradee e reforça dicas para o uso seguro da energia elétrica

05/08/19

A Elektro, empresa do Grupo Neoenergia, está participando da 13ª Semana Nacional de Segurança, evento promovido em todo Brasil até o próximo domingo (11) pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). Com o slogan “É aí que mora o perigo, eu me ligo na vida!”, a iniciativa da Abradee, que envolve as 41 distribuidoras associadas, tem por objetivo reforçar a importância do uso seguro de energia elétrica e evitar acidentes.

De acordo com estatísticas da Abradee, no período de 2009 a 2016 houve uma redução e estabilização na ocorrência de acidentes em relação aos anos anteriores. Entretanto, o número de acidentes voltou a subir, justificando uma maior intensificação da campanha. Nas 223 cidades de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul, a Elektro realiza diversas ações permanentes para reforçar junto aos clientes a importância do uso seguro de energia elétrica.

Confira as principais dicas de segurança da Abradee/Elektro:

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com as redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.