Tecnologia pioneira fortalece a rede elétrica de Aguaí

07/08/17

A nova tecnologia do sistema AIR (Automação Inteligente de Redes) foi instalada na cidade de Aguaí nesta semana e vai beneficiar, neste primeiro momento, 6 mil famílias dos bairros: Centro, Santa Maria, Distrito Industrial, Vila Teotônio Vilela, Siri, Jardim Primavera e Conjunto Habitacional Benedito Mamede Junior. Foram  implementados 10 equipamentos de rede com telecomunicação via rádio no município.  

O sistema abrange praticamente toda a área urbana de Aguaí melhorando a confiabilidade e garantindo que o centro de operações da distribuidora tenha a informação com mais agilidade e robustez. Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe a energia, o sistema AIR (Automação Inteligente de Redes) já identifica o ponto onde houve a interrupção e, sempre que possível, religa automaticamente, isolando o problema. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica - agora, pode levar apenas 80 segundos para ser automaticamente religado.

O sistema AIR também possibilita isolar, cada vez mais, a área afetada por uma interrupção. Assim, as equipes de atendimento também conseguem localizar mais rapidamente as causas dos defeitos. Se antes, por exemplo, um poste caído podia interromper o fornecimento de energia para quatro mil clientes, agora, com a segmentação da nova tecnologia, possibilita reduzir número de clientes afetados para mil.