Elektro dá inicio à campanha contra furto de energia

14/08/17

A Elektro iniciou, neste mês, a campanha em combate ao furto e fraude de energia. Mais conhecido como “gato”, o furto acontece quando há uma ligação direta na rede da  concessionária, sem o conhecimento ou autorização da distribuidora, que desvia a energia elétrica de forma ilegal para um consumidor. Já a fraude se dá quando o cliente manipula o consumo do medidor de energia, com o objetivo de  pagar um valor inferior ao consumido.  Essas atitudes são crime e os clientes são os principais prejudicados!

•    Na tentativa de furtar, pessoas podem sofrer acidentes graves, que muitas vezes podem ser fatais;

•    Estes atos ilegais estão previstos no Código Penal, por isso, quem os pratica pode ter o fornecimento de energia suspenso, pagar multa e até ser preso;

•    O custo da distribuição de energia é dividido entre todos os clientes, por isso, todo mundo acaba pagando pelo furto;

•    Essa atitude sobrecarrega a rede elétrica, o que pode deixar muitas casas sem energia;

•    Esse tipo de ligação clandestina pode causar danos à rede elétrica, queima de aparelhos eletroeletrônicos e até incêndios.
Por isso, “não pague o gato”! Se você conhece alguma residência ou comércio que faz uma ligação clandestina na rede ou frauda o consumo do medidor de energia elétrica, acesse o site da Elektro (www.elektro.com.br) e denuncie! Faça o que é certo para garantir a segurança de todos.