Elektro é eleita pela sétima vez a melhor empresa para trabalhar do Brasil

15/08/2017 11:08 hs

A Elektro, distribuidora de energia elétrica, sediada em Campinas, foi considerada pela quinta vez consecutiva (2013, 2014, 2015, 2016 e 2017), a Melhor Empresa para Trabalhar no País pela pesquisa Great Place to Work, na categoria Grande Porte (com mais de 1.000 funcionários). A premiação ocorreu nesta segunda-feira, (14/08), em uma festa em São Paulo, que reuniu as 150 companhias de maior destaque em gestão de pessoas. Depois de ter alcançado o feito inédito de conquistar o conceito 100%, a concessionária também foi consagrada na categoria Legends, para empresas que se tornam hors concours.
“É uma honra fazer parte de um time tão seleto. E, neste momento, eu não poderia deixar de agradecer ao meu time, que acreditou na força dele, que praticou coisas boas e melhorou a vida de muita gente. Agora, é a hora de compartilhar! Agradeço à equipe do GPTW por nos oferecer esse novo caminho, que recebemos com muita honra”, comemora Márcio Fernandes, presidente da Elektro, citando a Filosofia de Gestão da companhia ao receber o prêmio.

A pesquisa avalia o índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e as melhores práticas de gestão de pessoas das empresas. Para chegar ao resultado, os colaboradores responderam de forma voluntária, sigilosa e anônima a um questionário sobre o ambiente de trabalho.

E a felicidade e satisfação do colaborador da Elektro vêm das inovadoras práticas de gestão de pessoas que a companhia adota. Pensando na Qualidade de Vida, pode-se destacar o Bloqueio de Jornada de Trabalho. Após oito horas trabalhadas, o colaborador recebe uma mensagem agradecendo a sua dedicação e o computador bloqueia para que ele possa aproveitar sua família. Ainda nesta vertente, a empresa oferece a licença-maternidade estendida, auxílio-babá integral nos primeiros seis meses de vida do bebê e auxílio-creche e auxílio-babá, com valor determinado, até 7 anos de idade dos filhos.

E, para quem quer crescer na carreira, há muito espaço. O índice de aproveitamento interno de colaboradores para posições é de 95%. Quando abre uma vaga e alguém tem a oportunidade de assumir e ser promovido, a prioridade sempre é a prata da casa. Outra ferramenta muito inovadora é o Conecta Sucessão. Lá na rede social corporativa, o profissional pode indicar qual o próximo passo que pretende dar na carreira. Ao fazer essa indicação, ele é convidado a substituir férias naquela posição e tem a possibilidade de entrar para o plano de sucessão. Esses e outros motivos fizeram com que a Elektro recebesse de seus colaboradores a nota máxima: 100%.

Sete vezes a Melhor
Já são sete estrelas. O início da constelação começou em 2012, quando a Elektro foi eleita pela primeira vez a Melhor Empresa Para Trabalhar do País pelo Guia Você S/A. Em 2013, foi a Melhor Empresa para Trabalhar do Brasil pelo Great Place to Work/Época e em 2014, alcançou o inédito feito de ser a empresa número 1 nos rankings do Great Place to Work/Época, com a maior nota já alcançada em 18 anos da pesquisa, e do Guia Você S/A. Já em 2015, com um incrível índice de satisfação de 99%, conquistou, mais uma vez, a primeira colocação no ranking do Great Place to Work/Época e ganhou o destaque no setor de energia e reconhecimento na categoria "Estratégia e Gestão" pelo Guia Você S/A. Em 2016, também foi eleita pela segunda vez a Melhor Empresa para Trabalhar da América Latina pelo Great Place to Work.

Great Place to Work
Com metodologia própria, há mais de 20 anos o Great Place to Work® estuda e identifica as “Melhores Empresas para Trabalhar” – pesquisa anual baseada na avaliação do nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem; e nas 9 Práticas Culturais de gestão de pessoas das empresas. No Brasil, a empresa foi fundada por José Tolovi Jr., hoje Chairman of the Board do Great Place to Work® Inc., e é atualmente presidida por Ruy Shiozawa. Em 2017, comemora 21 anos de atuação no país. www.greatplacetowork.com.br.