Aneel aprova revisão tarifária da Elektro

20/08/2019 18:52 hs

As contas de energia vão ficar mais baratas nos 228 municípios atendidos pela Elektro, sendo 223 no estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. O valor cobrado pelo consumo a partir de 27 de agosto terá uma redução média de 8,32%. A divulgação foi feita nesta terça-feira (20) pela a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que homologou as novas tarifas.

O efeito médio a ser percebido por todos os clientes atendidos em Baixa Tensão, como pequenos comércios e residências, será uma redução de 11,17%. Para os consumidores atendidos em Alta Tensão, como indústrias e grandes varejistas, a tarifa terá uma redução de 2,89 %. Para uma residência atendida pela Elektro que pagava, por exemplo, R$ 100 na conta de energia, com a revisão homologada, passará a pagar em torno de R$ 89.

A cada quatro anos, conforme estabelece o Contrato de Concessão firmado com a ANEEL, é realizado o processo de Revisão Tarifária da Elektro, quando são avaliados os investimentos realizados pela distribuidora, a qualidade do serviço prestado, os níveis de perdas na rede, os custos com compra de energia e os encargos setoriais, dentre outros itens. O principal motivo para um índice negativo foi a redução dos encargos setoriais.