Neoenergia participa do lançamento de plataforma digital de promoção do voluntariado

30/08/18

Com a presença de seu diretor-presidente, Mario Ruiz-Tagle, e de sua diretora-presidente adjunta, Solange Ribeiro, a Neoenergia, holding que controla a Elektro, participou na última terça-feira (28/8), em São Paulo, do lançamento da plataforma digital Transforma Brasil, cujo objetivo é promover nacionalmente o engajamento voluntário. Lançada no Dia Nacional do Voluntariado, a plataforma (www.transformabrasil.com.br) pretende fazer a conexão entre quem deseja realizar algum trabalho voluntário – desde empresas privadas e órgãos públicos até pessoas físicas – e instituições de todo o país que podem ser beneficiadas pelo voluntariado.

A plataforma Transforma Brasil é um desdobramento do Transforma Recife, rede de voluntariado criada em 2015 e que já conectou mais de 100 mil pessoas e 500 instituições em Pernambuco. Idealizado pelo empreendedor social Fábio Silva, o Transforma Recife também é baseado em uma plataforma digital que faz ligação entre ONGs e pessoas que desejam fazer trabalhos voluntários. Ao contrário de sua versão pernambucana, que foi adotada como política pública e é mantida pela Prefeitura do Recife, a plataforma Transforma Brasil não tem apoio de governos, mas sim de fundos internacionais de assistência.

No lançamento da plataforma, Fábio Silva disse que a expectativa é que o Transforma Brasil consiga reunir, em quatro anos, cinco milhões de voluntários e 25 mil organizações em ações de voluntariado. “Voluntariado é uma junção de oportunidades, conexões e propósitos. É um meio de fazer a sociedade avançar”, disse o empreendedor social.

Em seu discurso, a diretora-presidente adjunta da Neoenergia, Solange Ribeiro, falou que o Transforma Brasil é uma chance de ampliar o engajamento dos brasileiros com o trabalho voluntário. “Nós desenvolvemos com o Porto Social, projeto idealizado pelo Fábio Silva, e com as ONGs que ele congrega no Recife um trabalho muito importante relativo à segurança no uso da energia elétrica. Na Neoenergia já existem várias iniciativas de voluntariado por parte dos colaboradores e a inclusão do tema em nossa política de responsabilidade social reitera nosso compromisso com estas ações unindo vocações para amplificar resultados. O nosso controlador, o Grupo Iberdrola, já desenvolve esse princípio ao redor do mundo, com a ampla participação de diferentes nacionalidades. Ações como a do Transforma Brasil, conectando necessidades e disponibilidades, são essenciais para que possamos ir além, em conjunto com nossos colaboradores, em uma genuína e necessária participação da sociedade civil na transformação do Brasil em um país melhor", disse Solange.