Elektro reforça os cuidados no momento da instalação antena de televisão externa

06/09/18

A Elektro, distribuidora do Grupo Neoenergia, alerta para os riscos de instalação de antenas externas próximas à rede elétrica. Conforme levantamento da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), choques elétricos por instalação de antenas estão entre as causas de morte envolvendo a rede elétrica no Brasil.

Para a especialista em segurança da Elektro, Rosylania Santos, todo cuidado é pouco durante a instalação. “Os acidentes acontecem porque as pessoas não se preocupam em observar a posição da rede elétrica, se está próxima ou não”, alerta a especialista. A Elektro orienta que o ideal é solicitar o serviço de um técnico especializado na área. “O profissional já está habituado às ações preventivas de segurança, e as chances de um acidente ocorrer serão bem menores”, ressalta.

A Elektro orienta seus clientes sobre os riscos de choques elétricos e outros acidentes durante a instalação dos receptores de sinal e de equipamentos similares.

  • Instale a antena longe da rede elétrica, respeitando a distância mínima de segurança de três metros da rede. Certifique-se que mesmo em caso de queda os equipamentos não irão tocar ou se aproximar dos fios elétricos.
  • Não utilize materiais flexíveis na instalação, como bambus e canos (PVC, ferro, alumínio), pois há risco da perda de equilíbrio durante a instalação e consequente queda ou toque sobre a rede elétrica.
  • Não utilize o cano da caixa de medição de consumo de energia elétrica (o “padrão”) como base de fixação, porque há risco de choque elétrico.
  • Na ocorrência de chuvas, ventos e relâmpagos, não tente fazer a instalação da antena, já que será maior o risco de quedas e choques elétricos.
  • Não encoste, nem aproxime objetos na rede elétrica, pode causar graves acidentes, inclusive fatais, já que as tensões de operações variam entre 127 e 13.800 volts.
  • Use sempre equipamentos de segurança adequados à atividade.