Elektro investe na digitalização de subestação em Araras

25/09/19

                                     

Comprometida com o crescimento das cidades em que atua, a Elektro concluiu a obra de digitalização da Subestação Araras 01 - 138 kV. O investimento compreende a instalação de moderno conjunto de equipamentos que proporcionarão uma distribuição de energia com mais qualidade e rapidez no restabelecimento, aos 60 mil habitantes da região.

A digitalização dos equipamentos conta com o conceito de redes inteligentes, aumentando a confiabilidade do sistema e continuidade do fornecimento. A tecnologia possibilita a implantação de lógicas de automatismos que irão restabelecer automaticamente o fornecimento de energia elétrica em menos de três minutos, em casos de desligamentos ocasionados por falha em componentes da subestação, além de permitir à Elektro supervisionar e controlar remotamente os equipamentos instalados na subestação, 24 horas por dia, por meio do Centro de Operações – COD localizado na cidade de Campinas.

O investimento realizado na subestação de Araras 01 também contou com substituição dos disjuntores de média tensão por uma tecnologia mais robusta, além da troca dos dispositivos eletrônicos inteligentes (os “IED’s” ou relés), responsáveis pela comunicação entre os equipamentos de toda a instalação, por uma tecnologia mais atualizada e confiável, proporcionando maior segurança na distribuição de energia para o cliente.