Elektro investe em tecnologia nas redes de energia elétrica de Piedade e Pilar do Sul

02/10/2019 19:14 hs

A Elektro concluiu a instalação de um moderno sistema de automação de redes em pontos estratégicos dos municípios de Piedade e Pilar do Sul. Ao todo, oito bairros localizados na área rural, receberam religadores que vão melhorar a qualidade do fornecimento de energia para 1.800 mil clientes. O sistema recompõe o fornecimento de energia elétrica automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupção.

A tecnologia foi desenvolvida por engenheiros da Elektro e é denominada de Self-Healing. Trata-se de um moderno sistema de automação que restaura automaticamente o fornecimento de energia elétrica no menor tempo possível, em caso de interrupção.

Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção, isola somente a área afetada e recompõe o fornecimento de energia automaticamente a todos os demais clientes impactados. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica - agora, pode levar apenas 80 segundos para ser concluído.