Rede elétrica da baixada santista já começa a receber investimentos para o verão

08/10/2018 12:54 hs

A Elektro, empresa do Grupo Neoenergia, começou a preparar a rede elétrica das cidades litorâneas para a temporada de verão. Ao longo do mês de outubro, a empresa irá iniciar em Bertioga, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém a implantação de um novo sistema de Automação Inteligente de Redes (AIR). A tecnologia é pioneira no país e irá beneficiar mais de 200 mil clientes. Com a implementação deste sistema no município do Guarujá em 2017 e a instalação prevista para 2019, em Peruíbe, o AIR contemplará todos os municípios da Baixada Santista, atendidos pela Elektro.

O novo sistema de automação melhora a confiabilidade e garante que o Centro de Operações da Elektro, localizado em Campinas,  tenha a informação com mais agilidade. Ao todo, serão instalados 78 equipamentos que evitarão a interrupção de energia, no caso dos chamados “defeitos temporários”, quando, por exemplo, galhos de árvores encostam na fiação e, depois, caem. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia - entre identificação e religamento por uma equipe técnica - poderá levar apenas 80 segundos para ser automaticamente religado nas áreas fora da abrangência do defeito, e com menor quantidade de clientes interrompidos.

Além disso, com o investimento na modernização de subestações em Bertioga e Guarujá, cujas envolvem substituição de transformadores de força para maior capacidade e digitalizações de comandos, irá proporcionar mais confiabilidade e possibilidade de carregamento durante o verão.

“A Elektro atingiu excelentes resultados de qualidade no desempenho da rede elétrica dos municípios do Litoral Sul. Comparado ao mesmo período de 2017, a empresa teve 20% menos clientes interrompidos e foi 8% mais rápida no restabelecimento de energia. Os investimentos que estão sendo feitos na região vão melhorar ainda mais esses índices e  garantir a robustez da rede no período de maior consumo no ano”, afirma Wilhelm Guilherme, Gerente da Elektro.