Rede elétrica da Baixada Santista já começa a receber investimentos para o verão

30/10/19

A Elektro já começou a preparar a rede elétrica das cidades litorâneas para a temporada de verão e apresenta uma nova tecnologia de ponta em automação de redes de energia. Denominada Self-Healing Dinâmico, foi desenvolvida por engenheiros da concessionária e é uma evolução do tradicional Self-Healing, sistema de recomposição de rede elétrica.
A inovação está na avaliação em tempo real da carga do sistema elétrico, antes realizada manualmente pelo Centro de Operação, e agora, de forma automática pelos equipamentos em campo, ampliando as oportunidades de manobras para evitar desligamentos e permitindo a recomposição mais rápida. A Elektro, empresa da Neoenergia, é a única distribuidora de energia a oferecer essa tecnologia no País.

Ao longo do mês de outubro, a concessionária instalou este moderno sistema de automação de redes em pontos estratégicos de Praia Grande (SP). Os bairros Vila Mar e Jardim Imperador receberam um religador com esta tecnologia que irá melhorar a qualidade do fornecimento de energia para mais de 2.5 mil moradores. O sistema recompõe o fornecimento de energia elétrica automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupção.

                                      

 

A ação melhora a confiabilidade e garante que o Centro de Operações da Elektro, localizado em Campinas, tenha a informação com mais agilidade. Nas outras cidades atendidas pela empresa, no litoral Sul, foram instalados 115 religadores que evitarão a interrupção de energia, no caso dos chamados “defeitos temporários”, quando por exemplo, galhos de árvores encostam na fiação e depois, caem. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia - entre identificação e religamento por uma equipe técnica - poderá levar apenas 80 segundos para ser automaticamente religado nas áreas fora da abrangência do defeito, e com menor quantidade de clientes interrompidos.

“ A Elektro está sempre em busca de novas tecnologias para melhorar a qualidade do fornecimento de energia, a fim de atender cada vez melhor às exigências de nossos clientes, destaca” Antônio Casanova, Presidente da Elektro.