Elektro reforça a importância do consumo consciente durante o horário de verão

16/10/17

Aproveitando o Horário de Verão, que tem início a partir da meia-noite de domingo, dia 15 de outubro, a Elektro reforça o uso do Simulador de Consumo e Tarifas, uma ferramenta que possibilita estimar o valor médio da conta de energia, incluindo o cálculo das bandeiras tarifárias. Dessa forma, os clientes podem planejar os gastos e consumir de forma mais consciente.
 
A simulação começa após o cliente informar o consumo e a demanda utilizada. Caso não saiba, pode inserir os equipamentos utilizados na residência/empresa no período que desejar. Além disso, é possível fazer comparações entre os valores das bandeiras tarifárias ou entre as modalidades de tarifas disponíveis para o seu grupo de tensão.
 
Para entender melhor a ferramenta, um vídeo, disponível no site (www.elektro.com.br/sua-casa/simuladores), mostra o passo a passo para simular uma conta de luz.
 
No último Horário de Verão, que foi de 16 de outubro de 2016 a 19 de fevereiro deste ano,   a economia gerada nas 228 cidades atendidas pela Elektro nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul foi de 28 GWh. Essa economia equivale ao consumo de energia elétrica do município de Limeira, por 8 dias. No entanto, a avaliação dos atuais impactos na redução do consumo e da demanda de energia elétrica, contida nos estudos realizados neste ano de 2017 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), mostram que a adoção do Horário de Verão traz atualmente resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico. Os estudos foram avaliados no âmbito do Governo Federal, tomando-se a decisão de manter a aplicação do Horário para o Ciclo 2017/2018 e reavaliação da política para os próximos anos.
 
A Elektro lista abaixo uma série de dicas para reduzir o consumo, sem comprometer o conforto de seus clientes:
 
Chuveiros elétricos: nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição "verão" (o consumo será cerca de 30% menor). Em algumas cidades, é possível até desligar o chuveiro;
 
Iluminação: substitua as lâmpadas incandescentes e fluorescentes para tecnologia LED. Se para iluminar uma cozinha utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, a substituição por uma modelo a LED pode trazer uma economia de até 80%;
 
Ar-Condicionado: quando o uso do ar condicionado for inevitável, o ideal é utilizá-lo da melhor maneira possível, evitando a utilização por longos períodos e com temperaturas muito baixas. A dica é programar a função timer para desligar no começo da manhã e configurar para uma temperatura dos 22º, que mantém o ar numa temperatura agradável e não provoca esforço demasiado nos equipamentos;
 
 
Horário de Verão
O horário de verão terá duração de 126 dias nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal, com o término à zero hora do dia 18 de fevereiro de 2018. Ao melhorar o aproveitamento da luz natural pela população, a iniciativa tem como os principais objetivos reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico, das 18 às 21 horas.