Três Lagoas recebe subestação móvel que irá fortalecer a rede elétrica da região

16/10/18

Durante a obra de ampliação da Subestação Três Lagoas, localizada no bairro Santa Luzia, a Elektro disponibilizará uma subestação móvel, equipamento no valor de R$ 8 milhões, capaz de restabelecer o fornecimento de energia em situações emergenciais. O transporte do equipamento, que pesa 70 toneladas e tem 23 metros de comprimento, durou quatro dias. A subestação partiu de Guarujá, no litoral Sul de São Paulo, e percorreu 790 quilômetros até Três Lagoas.

A subestação móvel possibilita o rebaixamento das tensões de 138-69 kV para 34,5-13,8 kV; possui um transformador com potência de 30 MVA; módulo compacto de manobra de 145 kV composto por disjuntor e seccionadoras. É totalmente digitalizada com sistema de supervisão, controle e proteção com o protocolo IEC 61850.

”Essa é uma tecnologia que proporciona mais conforto aos nossos clientes. Investimos constantemente para manter a qualidade do nosso serviço, garantindo a confiabilidade do sistema elétrico e evitando riscos de desligamentos de longa duração”,  afirma James Ho, Gerente de Subestações da Elektro.

A conclusão da obra de ampliação da Subestação Três Lagoas, prevista para dezembro,   compreende o aumento da capacidade da subestação, com a instalação de mais um transformador com a capacidade de fornecer 20 MVA. Esse aumento de potência instalada vai possibilitar que a região receba mais clientes industriais e residenciais. O objetivo da obra é garantir a disponibilidade energética, suficiente para acompanhar o crescimento de Três Lagoas e região. Esse é o segundo transformador instalado pela Elektro no município no período de um ano. Em 2017, a empresa instalou um equipamento com a capacidade de fornecimento de 33 MVA.

O empreendimento atual conta com investimento de mais de R$ 4.2 milhões e também contribuirá para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica para os municípios do Mato Grosso do Sul atendidos pela Elektro.