Elektro inicia lavagem da rede elétrica em dez cidades do litoral de São Paulo

08/11/17

A Elektro, empresa do Grupo Neoenergia, realiza anualmente o trabalho preventivo de lavagem de redes, equipamentos da rede de distribuição e de subestações localizadas em municípios do litoral paulista atendidas pela concessionária. No total são dez cidades do litoral : Ubatuba, Ilhabela, Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Cananéia e Ilha Comprida.

A ação faz parte do planejamento anual da concessionária, que possui um plano contínuo com veículo próprio para o trabalho preventivo de lavagem de redes. O objetivo é minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia em fios e estruturas, aumentar a vida útil dos equipamentos e diminuir as possíveis correntes de fuga dos isoladores, reforçar a segurança dos colaboradores durante a realização de atividades no sistema elétrico.

Nesses municípios litorâneos, além da lavagem da rede e dos equipamentos, a Elektro já realizou as seguintes manutenções preventivas desde o início do ano:

  • Substituição de 853 postes;
  • Substituição de 296,4 quilômetros de cabos nus por cabos multiplexados (protegidos);
  • Inspeção de mais de dois mil quilômetros de rede com uso de aparelhos de termovisão para medir a temperatura da rede de distribuição como forma de prevenir e evitar possíveis pontos quentes.

Por fim, a Elektro lembra que a lavagem da rede elétrica é um procedimento que somente os técnicos da concessionária estão autorizados a fazer, utilizando um tipo de água especial e seguindo todos os procedimentos de segurança da concessionária, como o isolamento da área. A companhia também reforça que elas acontecem sem interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes.