Elektro Lança projeto energia do Futuro

14/11/18

A Elektro, empresa do Grupo Neoenergia, lançou nesta segunda-feira (12), o novo modelo de  distribuição de energia elétrica das cidades de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. O lançamento do Projeto Energia do Futuro foi realizado na EMEF Maria Helena F. Ferraz, em Atibaia,  local escolhido para a instalação do primeiro medidor inteligente.

A cerimônia de lançamento do projeto contou as presenças de representantes da Elektro e das prefeituras de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões. Com investimento de R$ 110 milhões, o Projeto Energia do Futuro irá proporcionar aos clientes economia na conta de energia e qualidade no fornecimento.

Com relação à qualidade, a utilização de modernos equipamentos e sistemas de automação permitirão que a quantidade de interrupções de energia reduza significativamente e, para as poucas que ainda ocorrerem, o tempo de restabelecimento será menor,  já que do Centro de Operação, em Campinas, serão monitorados todos os pontos com tecnologia inteligente e, desta forma, as equipes serão acionadas rapidamente para efetuar os possíveis reparos.
 
Com relação à economia, os novos medidores irão permitir que os clientes acompanhem pelo site ou aplicativo da Elektro o consumo de energia diariamente. Vão poder entender melhor os hábitos e definir metas de consumo que irão ajudá-los a ter uma conta de energia menor no final do mês.  “Essas ferramentas serão fundamentais para acompanhar o novo perfil dos nossos consumidores que terão um comportamento ativo em relação ao consumo e com o efetivo controle da fatura”, explica Heron Fontana, Superintendente de Smart Grids da Neoenergia
 
O lançamento do projeto na segunda-feira (12), às 9h30, na EMEF Profª Maria Helena Faria Ferraz, no Jardim Centenário, local escolhido para a instalação do primeiro medidor inteligente. A cerimônia contará com as presenças do presidente da Elektro, Giancarlo de Souza e dos prefeitos de Atibaia, Saulo Pedroso, de Bom Jesus dos Perdões, Sergio Ferreira e de Nazaré Paulista, Cândido Murilo Ramos.
 
Os 75 mil medidores serão instalados por funcionários contratados pela Elektro e a substituição do aparelho antigo pelo novo será bem rápida, no máximo 30 minutos e sem custo para os clientes. Até maio de 2019, todos os clientes já estarão com o medidor.  Os equipamentos vão  informar à concessionária quando uma residência estiver sem energia e a empresa poderá agir, evitando que o cliente precise entrar em contato com a distribuidora.
 
Para que toda a tecnologia funcione, os dispositivos precisarão contar com soluções de comunicação confiáveis. Nesse cenário, a Elektro firmou parceria com a Nokia para a implantação de uma moderna e pioneira rede de comunicação 4G LTE. Será a primeira rede LTE privada do país, que cobrirá de forma direta e indireta, cerca de 75 mil equipamentos, integrando outras soluções wireless (rádio digital e WiSUN) e de comunicação via rede elétrica (PLC PRIME). 
“Vamos realizar uma gestão proativa dos eventos através da rede inteligente, aumentando a confiabilidade do sistema elétrico com mais segurança e eficiência para nossos clientes”, comenta Heron Fontana.
A rede LTE conectará equipamentos de rede, medidores inteligentes, subestações e fontes de geração de energia em toda a área de serviço, permitindo a automação da rede por meio da troca de informações em tempo real entre os dispositivos e o Centro de Operação.
 
“Com todas essas tecnologias vamos criar um novo modelo de distribuidora, suportando todo o fluxo de informações dos medidores inteligentes da geração distribuída, e permitindo a introdução dos veículos elétricos no futuro”, conclui Heron Fontana.
 
A primeira etapa do projeto prevê a instalação completa de todos os equipamentos e serviços da rede inteligente em 2019. A implementação de outras tecnologias de Cidades Inteligentes e a avaliação dos benefícios para todos os consumidores e a sociedade será feita até 2020, quando seguiremos com a expansão das redes inteligentes para todas as nossas cidades.