Fortaleza da Barra Grande receberá novo sistema de iluminação

27/11/18

Importante monumento histórico do Guarujá, a Fortaleza da Barra Grande receberá um novo sistema de iluminação. Erguido em 1584, durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, o Forte passará por um processo de modernização das instalações elétricas e luminotécnicas. O prédio, única fortificação espanhola no Brasil, também integra a lista de concorrentes ao título de Patrimônio Histórico pela UNESCO e abriga o Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande.

A revitalização será feita pelo Instituto Neoenergia, braço de atuação social do Grupo Neoenergia, empresa que consolida as operações da Iberdrola no Brasil, em parceria com a Prefeitura do Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura. O projeto luminotécnico, além de valorizar a importância histórica do monumento, substituirá todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo sistema, mais eficiente. A conclusão da obra está prevista para o início de 2019.

A iluminação da Fortaleza da Barra Grande representa o compromisso do Instituto Neoenergia com os valores históricos, artísticos e culturais brasileiros, em consonância com a atuação desenvolvida mundialmente pela Fundación Iberdrola. No Brasil, a instituição tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que o Grupo Neoenergia atua por meio dos seus negócios em geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia, onde detém áreas de concessão na Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe), Rio Grande do Norte (Cosern), além de cidades em São Paulo e Mato Grosso do Sul, por meio da Elektro.