Elektro investe na automação da rede elétrica em Atibaia

04/12/17

A Elektro concluiu a primeira etapa da instalação de uma moderna tecnologia de automação de redes em  Atibaia. O sistema recompõe o fornecimento de energia elétrica em aproximadamente 80 segundos. A tecnologia  beneficia 22 mil clientes de 15 bairros, como: Centro, Vila São José, Atibaia Jardim, bairro dos Pires, entre outros.

A tecnologia foi desenvolvida por engenheiros da Elektro e é denominada de Self Healing, (autocura em inglês). Trata-se de um moderno sistema de automação que restaura, automaticamente, o fornecimento de energia elétrica no menor tempo possível, em caso de interrupção.

Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção e, religa automaticamente, isolando o problema. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica - agora, pode levar apenas 80 segundos para ser automaticamente religado. Na primeira fase foram instalados 20 equipamentos. Até o final do ano serão mais 63 unidades que irão abranger 100% da cidade, beneficiando  55 mil clientes.

“O objetivo é tornar o sistema elétrico mais eficiente, reduzir o tempo de restabelecimento do trecho sem energia elétrica e levar mais conforto às família”, explica Renan Bravo, gerente de distribuição da Elektro.