Geração Solar residencial registra crescimento expressivo

10/12/20

Projeto Energia do Futuro leva para o interior de São Paulo nova lógica de distribuição de energia, com foco em geração distribuída e digitalização de redes

A expansão da oferta de energia elétrica no país tem um novo protagonista: a micro e minigeração distribuída, ou seja, a produção de energia em plantas de até 5 MW, como acontece nas residências que possuem painéis fotovoltaicos. Com o objetivo de gerenciar com qualidade e segurança o volume crescente desse modelo de geração, a Elektro investe na digitalização de suas redes por meio do Projeto Energia do Futuro, realizado na região de Atibaia, em São Paulo. A companhia criou uma estratégia de ampliação da geração solar residencial na região a partir de iniciativas do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A geração distribuída demanda mais controle e gestão da rede, já que provoca uma mudança no fluxo do fornecimento. A distribuidora passa a não apenas entregar a energia aos clientes, mas também receber a produção de cada unidade consumidora, agora em uma relação bidirecional. Em Atibaia, segundo a Aneel, a potência instalada total é de 3,1 MW. Há na cidade 648 instalações desde 2015, sendo 216 este ano (30% a mais do total).

No âmbito do Programa de Eficiência Energética, a Elektro doou 190 sistemas de microgeração a consumidores de baixa renda do município. Além desses, foram instalados, até novembro de 2020, 54 sistemas em clientes residenciais que não estão nessa classificação, que receberam 50% de desconto na compra dos equipamentos. Juntos, esses sistemas têm capacidade instalada de 582kWp e geram 816 MWh/ano. Ao longo de 2021, edificações públicas da região serão beneficiadas pela iniciativa.

“Com o Projeto Energia do Futuro, Atibaia se transformou em um modelo nacional do que podemos esperar para o fornecimento do serviço nos próximos anos. A demanda por geração distribuída é crescente no mundo inteiro e, com ela, os consumidores tornam-se também produtores da energia, o que provoca uma necessidade ainda maior por controle e digitalização das redes. Toda a tecnologia que estamos implantando na cidade, como sistemas de automação avançados e medidores inteligentes, são inovações que podem ser levadas para toda a nossa área de concessão e trazem benefícios para todos os clientes e sociedade, como o aumento da qualidade do serviço e o consumo consciente”, diz o superintendente de Smart Grids da Elektro, Heron Fontana.

Projeto Energia do Futuro
Iniciado em 2018, o Projeto Energia do Futuro tem como objetivo modernizar a rede de distribuição de energia elétrica. Foram instalados, além de sensores e religadores, 75 mil medidores inteligentes, equipamentos que permitem a leitura bidirecional do fluxo de energia – devido à geração distribuída, a energia não é mais só entregue ao consumidor, mas também recebida pela rede. Esses equipamentos permitem também a comunicação direta entre a unidade consumidora e a Elektro, possibilitando a detecção de interrupções e o restabelecimento no fornecimento de forma automatizada. A concessionária instalou, através do projeto, a primeira rede celular 4G privada operada por uma empresa do setor elétrico na América Latina, para garantir a conectividade dos modernos equipamentos.

Sobre a Elektro
Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes)