Ubatuba recebe subestação móvel que irá fortalecer a rede elétrica do litoral durante o verão

11/12/17

Fim de ano é sinônimo de praias cheias. É o período do ano em que as cidades litorâneas recebem mais turistas, chegando a ter suas populações triplicadas. A estimativa é que o consumo de energia elétrica aumente 117%, de 231 MW para 502 MW, alcançando 627 MW, na noite da virada, ou seja, mais que dobrando o consumo no horário de pico. Para que todos esses visitantes aproveitem as férias com conforto, a Elektro montou uma operação de fortalecimento da rede elétrica.
Uma das ações foi o deslocamento da Subestação Móvel para Ubatuba. O equipamento que chegou hoje a cidade, partiu de Iguape, a 430 quilômetros de Ubatuba e fez todo o trajeto na velocidade de 60km/h.

A Elektro disponibiliza duas Subestações Móveis. Uma delas ficará disposta em Ubatuba, em caso de necessidade podendo ser deslocada para outras cidades que compõem o litoral norte, e outra em Itanhaém para eventuais necessidades do litoral sul. Cada subestação consegue assumir até 30 mil clientes no caso de alguma falha no sistema elétrico no período de férias, permitindo reduzir drasticamente o tempo de restabelecimento do fornecimento da energia para os milhares de clientes ligados à subestação. “Trabalhamos o ano inteiro para garantir que, durante as temporadas, não tenham ocorrências nesses locais. Estamos preparados para quaisquer imprevistos”, explica Jader Carneiro, gerente de subestações.

Ainda para reforçar a operação para o Verão, um grande time estará de prontidão para atender os clientes. No total, serão quase 350 equipes operacionais disponíveis, 277 postos na Central de Relacionamento com Clientes (CRC) e mais 28 profissionais no Centro de Operação da Distribuição.