Elektro investe mais de R$ 30 milhões na construção de linhas de transmissão subterrâneas

19/12/16

No mês de novembro, a Elektro iniciou a construção de três trechos de linhas de transmissão subterrâneas, que beneficiarão cerca de 220 mil clientes dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Os trechos fazem parte do primeiro projeto de linhas de transmissão de alta tensão subterrânea construída pela companhia. A conclusão das obras está prevista para julho de 2017.

Os dois primeiros trechos, totalizando dois quilômetros de extensão, farão parte da interligação da subestação de Manoel da Nóbrega à subestação de Mongaguá e o terceiro, com cerca de 500 metros, interligará Mongaguá à subestação de Peruíbe. As obras serão executadas nas cidades de Praia Grande e Mongaguá.

Entre as melhorias que a nova tecnologia proporcionará, está a qualidade no sistema elétrico e a conexão de novas fontes de energia, que garantirá, em uma emergência, o fornecimento contínuo, sem interrupções de carga. No total, a concessionária investirá mais de R$ 30 milhões nessas melhorias.

“Optamos pela solução subterrânea devido à proximidade do futuro Aeroporto do Complexo de Andaraguá e da ocupação urbana na região da subestação de Mongaguá. Escolhemos zelar pela segurança da população e evitar futuras desapropriações, ao invés de optar pela construção convencional”, explica Gustavo Silvestre, engenheiro de projetos e obras da Elektro.