Operação desativa ligações clandestinas em São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul

20/12/19

Equipes da Polícia Civil e da Elektro realizaram essa semana, em São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul, uma operação de combate ao furto de energia. Foram identificadas cinco irregularidades em residências e estabelecimentos comerciais. Em Vargem Grande do Sul as fraudas foram identificadas em dois comércios no Jardim Primavera. Já em São João da Boa Vista, as irregularidades estavam em residências localizadas no Centro da cidade. Uma pessoa foi presa em flagrante. A energia recuperada é o suficiente para abastecer 175 famílias durante um mês.

Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Elektro mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o 0800 701 0102 ou pelo site.

Orientação de segurança
Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Um técnico da Elektro recebe horas treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.

Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança.

A Elektro orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como chuveiros, ferros de passar roupas, condicionadores de ar, aquecedores e secadores, entre outros.