Elektro prepara a rede elétrica da Baixada Santista para a virada do ano

26/12/19

A Elektro, empresa responsável pelo fornecimento de energia em seis cidades na Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá e parte da Praia Grande) preparou a rede elétrica para receber o verão, período em que o número de turistas chega a triplicar nas praias paulistas. Com o maior fluxo de pessoas, a estimativa é que o consumo de energia elétrica aumente 116 %, de 228 MW para 492 MW. A previsão para a virada do ano pode chegar a 587 MW, ou seja, o consumo às 19h, horário de pico no dia 31 de dezembro deve chegar a 170%.

Para atender a esse aumento na demanda e manter a qualidade e segurança do serviço de fornecimento de energia elétrica, a Elektro preparou uma estrutura especial destinada ao sistema elétrico do litoral paulista. O município de Itanhaém será ponto estratégico e receberá uma subestação móvel capaz de restabelecer o fornecimento de energia de um município, em situações emergenciais.

Além disso, a Elektro instalou em 2019 ao longo da Baixada Santista, mais 80 equipamentos de automação da rede de distribuição, o Self-Healing, que restaura, automaticamente, o fornecimento de energia elétrica no menor tempo possível. Também atualizou o sistema de controle e supervisão de chaves de comando remoto utilizando fibra ótica de elevada confiabilidade, utilizando a tecnologia AIR (Automação Inteligente de Redes).

A concessionária realizou a manutenção de 2.300 quilômetros de rede elétrica do Litoral Sul, incluindo substituição de postes, estruturas e equipamentos, utilizando inclusive a tecnologia de termovisão. Além disso, mais de 155 quilômetros de rede de distribuição da orla da Baixada Santista foram protegidos contra maresia, através da lavagem de componentes da estrutura de fornecimento. A lavagem é um procedimento que somente os técnicos da Elektro estão autorizados a fazer, utilizando um tipo de água especial e seguindo todos os procedimentos de segurança da concessionária, como o isolamento da área.

Essas ações preventivas têm o objetivo de reduzir o número de interrupções causadas pelos temporais, típicos nesta época do ano, que permitirão um restabelecimento do fornecimento de energia mais rápido, em casos de ocorrências.
Durante o verão, a concessionária ampliará o número de eletricistas na Baixada Santista. No total serão 250 equipes posicionadas em pontos estratégicos do litoral.

Atendimento 24h
Na virada do ano, o Centro de Operações, em Campinas, contará com uma equipe de 32 técnicos e engenheiros, oito a mais do que nos demais meses do ano, enquanto a Central de Relacionamento com Clientes terá 50 postos de atendimento, 30% a mais em relação a média do ano. Ambos atuando 24 horas por dia para garantir um fornecimento de energia com qualidade e segurança e um melhor atendimento aos clientes. Os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo 0800 701 01 02.