Governança​​ Corporativa

A política de governança corporativa das empresas do Grupo Neoenergia está baseada na transparência e na equidade. Dessa forma, buscamos cumprir nossas metas com responsabilidade, rentabilidade e fidelidade à nossa missão corporativa.​ ​

O objetivo da estrutura de governança corporativa da Elektro é conduzir a gestão da companhia para garantir a geração de valor aos acionistas, alinhada às diretrizes corporativas e à promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade. Essa estrutura é composta pela Diretoria Executiva, pelo Conselho Administrativo e pelo Conselho Fiscal. A Diretoria Executiva conta com o apoio de comitês no processo de deliberações e decisões.

Nossa política segue as melhores práticas do mercado, tais como as diretrizes do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). 
 
Para acompanhar o desempenho econômico e financeiro da empresa, clique aqui e acesse nosso site de Relações com Investidores​.

Orgão de deliberação colegiado que fornece o direcionamento estratégico, fixa as políticas, em conjunto com a Diretoria, e tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da companhia e assegurar o cumprimento do Estatuto Social. É a instância máxima da administração do Grupo, composto por quatro membros titulares e seus respectivos suplentes, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária dos Acionistas para mandato de dois anos.

O Conselho se reúne ordinariamente uma vez a cada três meses e extraordinariamente, sempre que necessário. Um presidente e um vice-presidente são eleitos na Assembleia Geral.​​​

             CONSELHEIRO        MEMBRO      TIPOLOGIA DO CONSELHEIRO 
Armando Martínez Martínez Presidente Externo
José Izaguirre Nazar Efetivo Externo
Mario José Ruiz-Tagle Larrain Efetivo Externo
Juan Manuel Eguiagaray Ucelay Efetivo Independente
Vicente Donizeti dos Santos Efetivo Representantes dos Empregados
  CONSELHEIROS SUPLENTES   MEMBRO  TIPOLOGIA DO CONSELHEIRO
Vago Suplente Interno
Antonio Espinosa de los Monteros Herrera Suplente Externo
Simone Aparecida Borsato Suplente Interno
Cristiane da Costa Fernandes Suplente Interno
Robson Machado da Silva Suplente Representantes dos Empregados

A Diretoria, juntamente com o Conselho de Administração, tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da Elektro, de acordo com as disposições do Estatuto Social, representando os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a companhia e suas sociedades controladas se relacionam.
 
É formada por um Diretor Presidente e quatro Diretores sendo eles: Regulação, Financeiro e Relações com Investidores, Gestão de Pessoas e Planejamento e Controle, todos com prazo de mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição.

Atua de forma a prover os demais órgãos com informações completas, fidedignas, bem fundamentadas e tempestivas, sempre com o objetivo de atender aos legítimos interesses da empresa, tendo metas anuais a cumprir, determinadas pelo Conselho de Administração. ​

 

                                    CARGO                       MEMBROS
Diretor Presidente e Diretor Executivo de Operações     Giancarlo Souza     
Diretora Executiva de Controladoria, Financeiro
e de Relações com Investidores
Simone Aparecida Borsato
Diretora Executiva de Assuntos Regulatórios e Institucionais      Cristiane da Costa Fernandes 
Diretora Executiva Jurídica   Jessica de Camargo Reaoch

 Comitê de Auditoria e Cumprimento Normativo

CONSELHEIROS MEMBROS     CARGO  TIPOLOGIA DO CONSELHEIRO
Juan Manuel Eguiagaray Ucelay   Presidente  Independente
José Izaguirre Nazar Efetivo Externo
Mario José Ruiz-Tagle Larrain Efetivo Externo

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da empresa. Tem como principais atribuições: fiscalizar os atos dos administradores, examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras do exercício social e reportar suas conclusões para os acionistas da distribuidora.

O Conselho Fiscal é de caráter permanente e se reúne mensalmente. Sua atuação auxilia a governabilidade da companhia. É composto por cinco membros efetivos e seus respectivos suplentes, eleitos pela Assembleia Geral dos Acionistas para mandato de um ano. ​

 

        CONSELHEIRO           MEMBRO       
Francesco Gaudio Presidente
VAGO Titular
Marco Antônio Ascoli Mastroeni  Titular
Marcus Vinicius Codeceira Lopes Pedreira Titular
Ricardo Magalhães Gomes Titular
VAGO Suplente​
VAGO Suplente​
VAGO Suplente​
VAGO Suplente​
João Martins Felcar Suplente​
Manuel Jeremias Leite Caldas Suplente​