Declaração de Carga

Ao solicitar a ligação do seu imóvel, o aumento ou redução de sua carga, alteração de nível de tensão, entre outros, é muito importante que você nos encaminhe a sua declaração descritiva de carga. Esta declaração, como o próprio nome já diz, possui a descrição de quais são os equipamentos elétrico-eletrônicos que você possui no seu imóvel, com ela conseguimos dimensionar a rede elétrica para o seu atendimento além de identificar a sua categoria de tensão correta.


Importância da Declaração Descritiva de Carga

  • Qualidade do fornecimento;
  • Diminuição das interrupções por avaria em equipamentos por sobrecarga;
  • Segurança das instalações internas e pessoas;
  • Evitar interrupção frequente por disjuntor de proteção (padrão de entrada) mal dimensionado;
  • Investimentos mais adequados na rede de distribuição;
  • Evitar “Apagões”.

Com a declaração descritiva de carga correta, conseguimos direcionar nossos investimentos de forma mais assertiva, garantindo a qualidade do nosso fornecimento de energia. É importante lembrar que as melhorias na rede de distribuição para alterações de carga até 50 kW, onde não exista necessidade de complementação de fase primária, podem ser de nosso responsabilidade, mas se a alteração não se enquadrar nesse cenários os custos podem ser divididos entre nós e o consumidor através de ERD (Encargo de Responsabilidade da Distribuidora).


A declaração incorreta de carga pode causar danos a nossa rede, ao fornecimento de outros clientes e ao seu próprio fornecimento e esses danos podem acabar sendo atribuídos ao cliente que não nos informou da alteração, ou do aumento da demanda de carga do seu imóvel.


Para evitarmos esse tipo de problemas na rede, fazemos fiscalizações e medições amostrais, além de disponibilizarmos um canal de atendimento para nossos clientes nos contatarem a respeito de possíveis irregularidades (queda de tensão, sobrecarga no transformador, etc.).


Os equipamentos abaixo são os que causam maior oscilação na rede elétrica:

  • Motores;
  • Máquinas de solda;
  • Equipamentos de raios-X;
  • Equipamentos de ressonância/tomografia;
  • Equipamentos com cargas elevadas em geral;
  • Compressores;

Caso você possua ou vá adquirir alguns desses equipamentos, lembre-se de entrar em contato com a gente para realizar uma nova declaração de carga e evitar  danos na rede e no seu imóvel.


Projetos Particulares
Caso sua ligação tenha ocorrido mediante a apresentação de projeto particular, a sua solicitação  de aumento de carga deve ser avaliada junto com profissional técnico habilitado (Engenheiro, Técnico ou Eletricista) e com a nossa distribuidora, para verificarmos a necessidade da reapresentação do projeto.


Contato: O contato para atualização de carga poderá ser efetuado através do telefone 0800 701 01 02 ou através do endereço eletrônico: atendimento@elektro.com.br.
A atualização de carga é um direito/dever do cliente.

Ajude-nos a manter um fornecimento de qualidade a todos!