Serviços para você

Aqui você poderá efetuar vários serviços e solicitações de forma rápida, prática e com toda conveniência.

Veja a lista dos principais:

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), bem como atendendo as disposições da ReN 878 da ANEEL, informamos que estão suspensas as obrigações relativas à medição amostral, de que trata o Módulo 8 dos Procedimentos de Distribuição – PRODIST, referente ao processo de Nível de Tensão em Regime Permanente. 

Acompanhe a evolução de atendimento das suas solicitações feitas para a Elektro. É preciso saber o número do "Código" ou do "Protocolo" de atendimento.

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Escolha a melhor data para o vencimento de suas próximas contas de luz: 03, 08, 13, 18, 23 ou 28.

A data escolhida será fixa e só poderá ser alterada uma vez ao ano, de acordo com o artigo 124 da Resolução Normativa nº 414 da Aneel.

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O que é a Tarifa Social de Energia?
É um benefício social criado pelo Governo Federal para beneficiar as unidades residenciais de famílias com baixa renda. Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, para Indígenas e Quilombolas até 100%. O benefício é regulamentado pela Lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010 e pelo Decreto nº 7.583, de 13 de outubro de 2011.

Quais os descontos oferecidos pela Tarifa Social de Energia?

IMPORTANTE:

O Governo Federal publicou uma medida provisória que dará isenção na tarifa de energia elétrica para consumo até 220 kWh, pelo prazo de 90 dias, a partir de 01/04. Assim, no período de 1º de abril a 30 de junho de 2020, os descontos serão aplicados conforme indicado a seguir (Medida Provisória n. 950):   

​Faixa de Consumo

Desconto

         0 a 220 kWh/mês

        100%

 Acima de 221 kWh/mês

          0%

Após o período citado acima, retornarão os descontos abaixo:​ 

Os descontos são decrescentes e cumulativos, à medida que o consumo vai evoluindo, até o limite de 220 kWh/mês.

       Faixa de Consumo                 Desconto         
         0 a 30 kWh/mês             65%
 Acima de 30 até 100 kWh/mês             40%
 Acima de 100 até 220 kWh/mês             10%

Para os clientes indígenas ou quilombolas os descontos obedecem aos seguintes percentuais:

         Faixa de Consumo           Desconto        
         0 a 30 kWh/mês             100%
 Acima de 30 até 100 kWh/mês              40%
 Acima de 100 até 220 kWh/mês             10%


Obs: Mesmo que o cliente tenha um consumo superior a 220 kWh/mês ele obterá os descontos até a faixa limite.

Quem tem direito à Tarifa Social de Energia?
Toda Unidade Consumidora classificada na Subclasse Residencial Baixa Renda, com família que:

  • Seja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS - Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família;
  • Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos;
  • Tenha Idoso ou Deficiente que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício.

Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica em apenas uma unidade consumidora.


Quais documentos são necessários para se cadastrar?
1. Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo:

•    CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto;
•    NIS - Número de Identificação Social.
1.1. Família indígena ou quilombola:
•    CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto. Para os índios que não possuam esses documentos, será admitido apenas a apresentação do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);
•    NIS - Número de Identificação Social.
2. Famílias com Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), Lei LOAS:
•    Número do Benefício (NB);
•    CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto;
•    Caso a família seja quilombola ou indígena, deve apresentar também o NIS;
3. Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica:
•    CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto;
•    NIS - Número de Identificação Social;
•    Apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico (homologado pela Secretaria Municipal de Saúde, nos casos em que o médico não atue no âmbito do sistema Único de Saúde – SUS ou em estabelecimento particular conveniado), comprovando a necessidade do uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, necessitem de energia elétrica.

Onde se cadastrar?
Clique aqui e cadastre-se. A Elektro efetuará a validação do cadastro junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e o cliente passa a ter o benefício na próxima fatura após aprovação.

Como fazer a solicitação para ter o benefício da Tarifa Social?

Cliente com NIS:
Quem ainda não informou o nº do NIS à distribuidora deve ir ao Atendimento Presencial da Elektro para solicitar o cadastro
Quem já apresentou o número do NIS à distribuidora deve conferir se o número do NIS impresso na conta de energia confere com o documento do titular da conta.
Cliente sem NIS:
Quem ainda não tem o NIS deve procurar os postos de cadastramento na prefeitura municipal e solicitar a inscrição no Cadastro Único para obtê-lo. De posse do NIS, informar este número à distribuidora para se cadastrar na Tarifa Social.
Cliente com Benefício da Prestação Continuada – BPC, Lei LOAS:
Quem possui o BPC deve informar o número do NB à Elektro para se cadastrar na Tarifa Social de Energia;
Os idosos e/ou deficientes protegidos pela Lei LOAS, que não tenha o BPC devem procurar as agências da Previdência Social, e, após obter o número do NB, informá-lo à distribuidora.Todas as solicitações são avaliadas criteriosamente, caso o solicitante atenda todos os requisitos do programa social ele será cadastrado com o benefício.

Obs: Todo cadastro é encaminhado para aprovação da ANEEL.

Como saber se o benefício da Tarifa Social de Energia está sendo concedido ou não?
Na parte superior da fatura mensal irá aparecer a mensagem: Tarifa Social de Energia Elétrica - TSEE "R$XX,XX

Existe limite de prazo para cadastramento no programa social?
Não existe limite de prazo. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício da tarifa social de energia, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada pela ANEEL.

Uma vez cadastrado o cliente pode perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica?
Sim. As informações sociais são checadas pela ANEEL e pela Concessionária, logo, se o cliente beneficiado não mais atender os requisitos do programa ou não efetuar a atualização cadastral em tempo hábil perderá os descontos na conta de energia.
Para maiores detalhes sobre a situação do cadastro social o cliente detentor do NIS deve procurar a prefeitura ou CRAS do seu município de domicílio, já os clientes participantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e detentores do NB deve buscar as agências da Previdência Social.

Qual o cuidado que a família beneficiada com a Tarifa Social de Energia deve tomar para não perder o benefício?
Além de estar com atualização do cadastro social em dia, a família deve comunicar a distribuidora sempre que mudar de residência, somente assim o benefício será retirado da antiga moradia, para a nova. Esse cuidado deve ser maior para as famílias que moram em situação de aluguel.

Os clientes de área rural, preferencialmente, podem informar a leitura do medidor nos meses em que não há leitura pela Elektro. Veja no calendário de leitura o período do mês para informar o seu consumo.

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Mantenha o seu cadastro junto à Elektro sempre atualizado e tenha acesso aos principais serviços no site, além de receber avisos de seu interesse.

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Opte por receber suas próximas contas de luz exclusivamente por e-mail. É prático, rápido, seguro, tem maior privacidade, agilidade e ainda é possível cadastrar mais de um e-mail para o recebimento da conta. Com essa ação, reduzimos a impressão desnecessária de papel e seu acúmulo, ajudando o meio ambiente.

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Opte por pagar suas próximas contas de luz pelo débito automático bancário. É prático, fácil e seguro.

Veja a lista dos bancos conveniados:

- Bradesco

- Itaú

- Banco do Brasil

- HSBC

- Santander

Caso você tenha conta corrente em um banco não relacionado abaixo, faça a sua solicitação diretamente em sua agência bancária.

Você pode ainda receber um e-mail do Ligado* se por algum motivo o débito automático bancário não ocorrer.

* serviço da Elektro para mensagens por e-mail ou SMS

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Consulte seus débitos em aberto, imprima a 2ª via ou solicite seu envio por e-mail (inclusive contas antigas), visualize o código de barras e consulte se há data prevista para o corte.

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Periodicamente a Elektro necessita desligar a energia de sua região para efetuar melhorias de segurança e confiabilidade da rede elétrica. Antecipadamente nós lhe avisaremos para que você se programe e minimize os impactos em sua rotina diária.

Você pode escolher como quer receber esses avisos: por e-mail, por SMS ou por carta

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Escolha onde você quer receber as suas próximas contas de luz: por e-mail ou em papel, que pode ser no próprio imóvel ou em outro endereço de sua escolha*.

Os deficientes visuais podem solicitar gratuitamente o envio mensal de uma cópia da conta de luz escrita em Braille.

* serviço tarifado

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Após o pagamento do débito vencido, solicite a religação* da energia cortada.

* serviço tarifado

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Faça o pedido de religação – quando o medidor foi retirado – ou de nova ligação preenchendo o formulário com dados do titular, endereço do imóvel e previsão de carga (equipamentos) que será utilizada.

Se houver necessidade de apresentação de A.R.T., esta deve ser obrigatoriamente anexada no item Documentos digitais no interior deste formulário ou entregue em nosso atendimento presencial no momento do pedido de ligação.

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