Instituto Elektro

COLOCAMOS ENERGIA NAS COISAS QUE IMPORTAM!

 

O Instituto Elektro é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), responsável pela representação da Fundación Iberdrola, no Brasil.
Por meio dele são promovidas iniciativas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que atua.

Todas as Fundações do Grupo Iberdrola seguem o mesmo Plano Diretor, que define os objetivos dos projetos desenvolvidos em todos os países de atuação do Grupo. Para o ciclo de 2015 a 2019, os objetivos são:
• Criação e transmissão de conhecimento para o desenvolvimento e o avanço em direção a um modelo energético sustentável.
• Promoção da proteção do meio ambiente e, em particular, contribuição para a melhoria da biodiversidade.
• Contribuição para a conservação do patrimônio artístico e cultural como motor do desenvolvimento local.
• Cooperação e solidariedade com os grupos mais vulneráveis, prioritariamente através de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento humano.

 

Quem é quem

Conheça a administração do Instituto Elektro:

Conselho de Administração
Presidente do Conselho de Administração: Mario Jose Ruiz-Tagle Larrain
Membro do Conselho de Administração: Marcio Henrique Fernandes
Membro do Conselho de Administração: Laura Cristina da Fonseca Porto
Secretário não Conselheiro do Conselho de Administração: Daniel Isliker Patria do Amaral Mello

Conselho Fiscal
Presidente do Conselho Fiscal: Juliano Pansanato de Souza
Membro do Conselho Fiscal: Rita de Cassia Michelan
Membro do Conselho Fiscal: Felipe Martins Moreira Zanola

Diretoria Executiva
Diretor Presidente: Mario Jose Ruiz-Tagle Larrain
Diretora: Talita Mendes Masson
Diretora: Jessica de Camargo Reaoch
Diretora: Juliana Chimonechi dos Santos
Diretor: Bruno Szarf

 

Projetos

O Instituto Elektro desenvolve suas atividades com foco nas seguintes áreas de atuação:

Formação e Pesquisa: Formação de jovens profissionais, capazes de contribuir para a excelência e inovação do modelo energético, com foco na biodiversidade e energias renováveis.

Biodiversidade: Restauração de habitats de animais protegidos e apoio a programas de conservação a espécies ameaçadas de extinção.

Flyways Brasil
Em parceria com a SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil), o Instituto Elektro desenvolve o Projeto Flyways Brasil, que pretende assegurar a conservação das aves limícolas e seus habitats, contribuindo para a conservação das espécies em nível hemisférico. O Flyways Brasil conduz ações voltadas para o monitoramento do tamanho populacional de cinco espécies ameaçadas, em alguns locais das regiões Nordeste e Sul.
As aves param por alguns dias ou permanecem durante toda a estação não-reprodutiva para descansar e/ou acumular energia para a próxima etapa do seu ciclo de vida. A proteção desses locais de descanço e o entendimento de sua dinâmica de uso são de fundamental importância para a conservação das aves migratórias, no Brasil e no mundo.
O projeto também trabalha com a comunidade local para diminuir os impactos locais, além de avaliar os impactos dos parques eólicos, considerando as especificidades regionais.
A SAVE Brasil é uma organização da sociedade civil com 15 anos de sólida atuação no país, cujo foco é a conservação das aves e de seus ambientes naturais. Faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação presente em 110 países.

• Cuida Colmeia
O Instituto Elektro criou, em 2015, o projeto Cuida Colmeia, com foco na preservação das abelhas.
O projeto visa capacitar jovens e adultos para o manejo de meliponários (criação de abelhas sem ferrões para extração do mel) e apiários (conjunto de colmeias).
O trabalho desenvolvido em parceria com a AEHDA de Araras, além de promover uma discussão sobre questões ambientais, é mais uma alternativa para capacitação profissional, que auxilia na complementação de renda dos participantes.
A iniciativa  conta com o apoio da Associação dos Apicultores de Araras e Região (AAAR), que comercializará o mel produzido durante as aulas, além de dedicar, semanalmente, um técnico para ministrar aulas no curso.

Arte e Cultura: Cuidado e manutenção da diversidade cultural e riqueza artística

Iluminação Cênica da Cruz de Cabrália (BA)
O Instituto Elektro promoveu a iluminação cênica da Cruz de Cabrália, no Estado da Bahia, com o objetivo de revitalizar o monumento, beneficiando cerca de 100 pequenos quiosques que comercializam artesanatos indígenas Pataxós em seu entorno. A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália e a gestão do Instituto Cultural Cidade Viva.
Apesar de sua relevância histórica, o local não possuia iluminação, o que impedia a visitação noturna, prejudicava o comércio e ainda colocava em risco a segurança local.

Cooperação e Solidariedade: Melhoria na qualidade de vida nos países de atuação da Iberdrola, por meio de iniciativas que promovam a empregabilidade e integração social.

O Instituto Elektro apoia organizações sociais sem fins lucrativos que atuam em território nacional, com iniciativas voltadas a  situações de vulnerabilidade social, exclusão social, qualidade de vida de pessoas com doenças graves ou PCD´s. Assim, contribui com a inclusão de profissionais no mercado de trabalho.