Meninos Ecológicos

A Elektro mantém em três municípios de sua área de concessão núcleos do Programa Meninos Ecológicos: Araras, Pariquera-Açu e Eldorado.

O Programa, de cunho socioambiental, tem o objetivo de ensinar aos jovens as técnicas de produção de mudas, bem como ensiná-los conceitos sobre  meio ambiente, com orientação direta de profissionais da área. Os temas abordados são: identificação de espécies, coleta de sementes e produção de mudas. Cerca de 30 jovens, com idade entre 16 e 17 anos, participam do projeto.

Além dos tópicos abordados, os estagiários também participam de cursos extracurriculares e palestras sobre cidadania, mercado de trabalho e saúde. Há um acompanhamento do desenvolvimento escolar dos jovens, que passam por capacitação com pesquisadores, educadores ambientais, especialistas e técnicos da área de educação e conservação ambiental.

São trabalhados temas como a reciclagem, a biodiversidade, a poluição, o desmatamento, a extinção, a conservação do solo e dos recursos hídricos e da energia elétrica. Atuando como agentes multiplicadores, esses jovens repassam o aprendizado à comunidade em geral.

Grande parte das mudas produzidas são plantadas nos reflorestamentos e doadas às prefeituras, ONGs, escolas da área de concessão e utilizadas em campanhas internas promovidas pela Elektro.

Galeria de imagens